FIA nega que “zebra-salsicha” de Monza seja problema na F1

Carro de Max Verstappen decolou após subir na “zebra-salsicha”. Michael Masi culpa o piloto e diz que o obstáculo cumpriu seu papel

15 set 2021 - 06h00
Verstappen e Hamilton colidem.
Verstappen e Hamilton colidem.
Foto: F1 / Twitter

O polêmico acidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton na 26ª volta do Grande Prêmio da Itália segue dando o que falar. Os postulantes ao título da Fórmula 1 dividiram a primeira chicane do autódromo de Monza, com Hamilton ligeiramente à frente. Verstappen ficou sem espaço para fazer a segunda perna da chicane, mas tentou colocar o carro por dentro. Ao tocar na parte mais alta da zebra, apelidada de “salsicha”, seu Red Bull saiu do chão e foi parar em cima do Mercedes de Hamilton. 

Muito se falou sobre a importância do halo, o dispositivo que impediu o pneu do carro de Verstappen de atingir a cabeça de Hamilton, o que poderia dar contornos muito mais graves ao acidente. Agora, o assunto é a de zebra alta de Monza, que serviu de plataforma de lançamento para o Red Bull. 

Publicidade

A parte alta da zebra costuma ser posicionada logo após a zebra baixa comum e tem o intuito de evitar que os pilotos cortem caminho em uma chicane. Para Micheal Masi, diretor de provas da Fórmula 1, o obstáculo cumpre seu papel e não é problema. “Eu acho que as zebras-salsicha funcionam muito bem naquela curva”, disse à Autosport. 

Para evitar colocar seus carros sobre esses obstáculos, os pilotos optam por abortar a curva e fazer um caminho maior quando se veem sem espaço. Foi o que Hamilton fez em disputa contra o próprio Verstappen ainda na primeira volta. Para Masi, o incidente polêmico envolvendo ambos na volta 26 foi responsabilidade do piloto da Red Bull. 

“Foi uma escolha do piloto. Você pode ir para cima da zebra ou ir pela esquerda, o que vimos acontecer várias vezes ao longo do fim de semana”, afirmou o diretor, que fez questão de destacar que outros pilotos fizeram diferente de Verstappen. “Inúmeros pilotos em situações similares escolheram ir para a esquerda, por aqueles pequenos ressaltos, e volta à pista mais à frente”. 

Masi também explicou o porquê da penalização diferente para Hamilton em Silverstone e Verstappen em Monza, e o motivo é simples: na Inglaterra, Lewis continuou na corrida, por isso pôde cumprir 10 segundos na mesma prova. Como Verstappen saiu, a punição teve que ser jogada para a etapa seguinte em forma de perda de três posições no grid de largada. 

Publicidade

“Não dá para comparar os dois casos. Temos os dois carros abandonando contra um só tirado após o acidente. Ele não poderia continuar e cumprir a punição. Conforme foi acordado com todas as equipes, uma penalização em posições do grid é aplicada caso o piloto não continue na prova”, finalizou Masi. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se