Ferrari revela novo SF21 e quer esquecer temporada de 2020

Com detalhes nas cores vinho e verde, Ferrari SF21 traz novo motor e será pilotado por Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr.

10 mar 2021 - 12h28
(atualizado às 13h58)
Principal novidade estética do Ferrari SF21 é a nova pintura, com detalhes em vinho e verde.
Principal novidade estética do Ferrari SF21 é a nova pintura, com detalhes em vinho e verde.
Foto: Ferrari / Divulgação

Encerrando os lançamentos para a temporada 2021, a Ferrari apresentou nesta quarta (10) o novo SF21, carro que será pilotado por Charles Leclerc e Carlos Sainz. Tentando esquecer o desempenho muito aquém do esperado no ano passado, a escuderia italiana aposta as fichas em mudanças aerodinâmicas e no motor.

Por fora, assim como os demais carros do grid, as mudanças foram pontuais. Por conta do congelamento da maior parte do regulamento, a Ferrari optou por refazer a traseira do carro, buscando reduzir o arrasto aerodinâmico -- um dos pontos mais criticados no ano passado -- tornando o carro mais rápido em retas. Além disso, o SF21 recebeu o novo assoalho de dimensões menores, mudança obrigatória para este ano.

Publicidade
Novo Ferrari SF21 teve apenas mudanças pontuais no exterior.
Foto: Ferrari / Divulgação

Esteticamente, o layout do SF21 também teve mudanças em relação ao modelo antecessor, mas sempre mantendo o icônico vermelho Ferrari como cor principal, repetindo mais uma vez o acabamento fosco da pintura, utilizado desde 2019. No entanto, além dos detalhes em preto, a novidade para este ano é a adoção do tom de vinho utilizado na pintura especial do GP 1000. A nova cor é aplicada na parte traseira do carro, que também traz o polêmico patrocínio da Mission Winnow bem destacado na cor verde.

Controverso patrocínio da Mission Winnow ganha destaque na cor verde.
Foto: Ferrari / Divulgação

No entanto, a maior mudança do Ferrari SF21 é na mecânica. Depois de problemas de confiabilidade e performance bem abaixo do esperado, a Ferrari apresentou um novo motor. Com isso, a escuderia italiana não espera brigar pelo título, mas ao menos conseguir mais pódios e andar mais próximo das outras equipes.

Apesar das mudanças, a Ferrari não focará tanto no desenvolvimento do SF21 ao longo da temporada. Assim como outras equipes, o objetivo da escuderia italiana é aproveitar a mudança do regulamento para 2022 e entregar um carro que brigue por títulos com a Mercedes. Este ano, a equipe de Maranello aposta no talento da sua dupla de pilotos para entregar bons resultados.

Tom de vinho é o mesmo utilizado na pintura comemorativa da Ferrari no GP de Mugello em 2020.
Foto: Ferrari / Divulgação

Aos 23 anos, Charles Leclerc vai para sua terceira temporada na Ferrari, e é a principal esperança da equipe para conquistar novas vitórias e até mesmo títulos. Com contrato até 2024 na escuderia italiana, o monegasco foi o principal piloto da equipe no ano passado, e conquistou dois dos três pódios da Ferrari em 2020, mesmo com o péssimo SF1000.

Publicidade

Ele terá a companhia de Carlos Sainz, que substitui o alemão Sebastian Vettel. Sainz  O piloto espanhol chega à Ferrari após uma temporada de destaque na McLaren, onde conquistou o segundo lugar no GP da Itália, além de outros bons resultados no pelotão intermediário. Aos 26 anos, Sainz encara provavelmente o maior desafio da carreira, atuando em uma equipe grande em processo de reconstrução.

Com direito a novo motor, o Ferrari SF21 será pilotado por Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr. Foto
Foto: Ferrari / Divulgação

Apresentado às vésperas do início da pré-temporada, o Ferrari SF21 já será utilizado esta semana no Circuito Internacional do Bahrein. O local receberá os testes da temporada entre os dias 12 e 14 de março, e a primeira corrida do ano, no dia 28 do mesmo mês.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações