Volvo XC40, o carro híbrido plug-in que todos deveriam ter

Com dois motores (um elétrico), potência combinada de 262 cv e porte compacto, o XC40 T5 é um SUV aspiracional e racional ao mesmo tempo

11 ago 2020 - 06h00
(atualizado às 22h09)
Novo Volvo XC40 Hybrid Plug-in: bom investimento de R$ 245.950.
Novo Volvo XC40 Hybrid Plug-in: bom investimento de R$ 245.950.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

É uma pena que o Volvo XC40 Plug-in Hybrid seja um automóvel para poucos. Afinal, estamos falando de um veículo de R$ 245.950. Com esse valor dá para comprar quatro exemplares do carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix 1.0 (R$ 56.290), e ainda sobra dinheiro para 5.000 litros de gasolina. Ou seja: só com o troco daria para rodar 69.500 km na cidade com um Onix. Mesmo assim, o Volvo XC40 é o híbrido plug-in que todos deveriam ter. 

Considerando somente os 69.500 km que veio de “troco” nos quatro Onix, o XC40 Hybrid Plug-in seria capaz de rodar 1.478 dias (ou quatro anos inteiros) sem gastar uma única gota de combustível na cidade, desde que a utilização média não passe de 47 km/dia. Este é o alcance do XC40 Hybrid Plug-in somente no modo elétrico. E mesmo usando gasolina, o consumo é baixo. Ele faz 24,5 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada, no modo híbrido. Claro que o carro é para poucos, mas aqueles poucos que têm os R$ 245.950 estão investindo num veículo altamente rentável.

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Spoiler traseiro deixa o carro mais esportivo e custa R$ 2.700.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O XC40 Hybrid Plug-in é o último lançamento da Volvo no Brasil. Ele está disponível somente na versão R-Design, a mais esportiva. A família XC40 tem ainda duas versões com motor 2.0 T4 de 190 cv: a Momentum por R$ 203.950 e a Inscription por 224.950. O XC40 R-Design agora é vendido apenas na configuração Hybrid Plug-in, que tem um motor 1.5 T5 de 180 cv e um motor elétrico de 82 cv. A potência combinada do XC40 T5 híbrido é de 262 cavalos. O torque combinado é de 425 Nm.

O carro é muito bom. Para além de trazer todas as qualidades do XC40 normal, o XC40 T5 híbrido plug-in acrescenta 72 cv e potência e 125 Nm de torque. Mais ainda: por ser um híbrido que pode ser carregado diariamente na tomada e oferece o modo Pure (100% elétrico), o novo XC40 traz uma interessante combinação de desempenho com economia. Na prática, é como se você tivesse dois carros: um para desfrutar de alta performance na estrada e outro para dirigir de forma ecológica na estrada.

Interior do Volvo XC40 é ótimo, com painel digital de 12,3" e volante com câmbio borboleta.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Há outros carros híbridos plug-in tão ou mais interessantes do que o Volvo XC40 T5 R-Design. Mas nenhum com seu custo benefício. O Volkswagen Golf GTE, por exemplo, custa R$ 199.990, mas é um carro que já saiu de linha e seu mercado resume-se às 99 unidades importadas pela Volks. O Volvo XC40 Hybrid Plug-in, ao contrário, é um carro que está apenas começando sua jornada no Brasil.

Ao contrário de seus irmãos maiores, o XC60 e o XC90, o Volvo XC40 Hybrid Plug-in tem apenas um motor elétrico. Para o porte do carro, os 262 cv estão mais que suficientes. E ele não é pequeno como parece. O XC40 é um carro bastante largo e exige atenção em algumas garagens. Claro que ele possui câmera traseira competente para facilitar as manobras (veja no final desta reportagem a lista completa de equipamentos de série e opcionais).

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XC40 é um SUV compacto com bons 2,7 metros de distância entre-eixos.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Já sabemos que o XC40 é um carro prático e conveniente para os passageiros. Ao volante, ele também agrada. As suspensões do Chassi Sport da Volvo são bem ajustadas e o conforto não cobra seu preço em falta de estabilidade. Trata-se de um carro bem equilibrado e que entrega um certo prazer ao dirigir (se bem que a simples existência de um sistema híbrido muda sua forma de dirigir, que passa a ser mais focada na economia de energia). A posição de dirigir é ótima, os bancos são muito confortáveis, o acabamento é bastante caprichado e o quadro de instrumentos digital de 12,3” é personalizável (mas não muito). A Volvo não está em seu melhor momento por acaso – sua família XC é realmente muito boa.

A multimídia Sensus 9” também é competente (inclusive com navegador nativo, além de Android Auto e Apple CarPlay), mas sua posição vertical não foi a melhor solução que a Volvo poderia ter oferecido. Os olhos agem mais naturalmente na horizontal para quem está ao volante, por isso é estranho que a Volvo tenha desprezado esse detalhe de segurança. A posição vertical também resultou em duas saídas de ar muito feias, que destoam da beleza interior e exterior do carro. Isso vale também para os Volvo XC60 e XC90, pois o painel dos três é igual. Vale dizer que o comprador de um Volvo terá que dedicar umas duas horas para aprender todas as funções da central multimídia, uma prova de que ela não é muito intuitiva.

Volvo XC40 é um carro que proporciona excelente vida a bordo.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Não gostamos do comportamento dos freios. Inicialmente parecia que o pedal do freio estava desregulado, pois demorava para responder, mas freava bruscamente quando entrava em seu curso normal. No dia-a-dia, isso se tornou um pouco irritante, tanto que foi mais confortável usar o carro muitas vezes no modo “B”, ou seja, dirigindo apenas com um pedal (quando você tira o pé do acelerador, automaticamente o carro freia). Segundo a Volvo, trata-se de uma característica do carro por causa do sistema de renegeração de energia. Portanto, é preciso se acostumar com ele. De qualquer forma, no XC40 os trancos nos freios pareceram mais intensos do que em outros carros híbridos plug-in.

Apesar de suas muitas qualidades, o forte do XC40 Plug-In Hybrid é mesmo o powertrain. O câmbio automático é de dupla embreagem com sete marchas e tem aletas no volante para trocas manuais. Seu desempenho é similar a um carro esportivo. Para quem gosta de sair a toda, ele vai de 0-100 km/h em bons 7,3 segundos. As baterias de íons Lítio com 10.7 kWh fazem com que o modelo rode cerca de 47 km no modo Pure, como dissemos – e essa distância atende à maioria. O sistema T5 Twin Engine oferece as seguintes opções ao motorista:

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  • Hybrid – Uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível.
  • Pure – Condução econômica. Nesse modo tem 100% de uso do motor elétrico, baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano.
  • Power – Condução esportiva. Potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em performance.
  • Off-Road – Para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h.
  • Individual – O motorista escolhe as suas preferências de condução. 
Carro avaliado veio com rodas de 20", mais adequadas do que as opcionais de 21".
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Vários outros aspectos de conforto, segurança e sofisticação presentes na linha Volvo estão também no novo XC40 Hybrid Plug-in. Um deles é o sistema de áudio Harman Kardon Premium Sound com 600W de potência e 13 alto-falantes. Do lado de fora, as rodas de 20” são muito bonitas, mas é possível usar rodas maiores, de 21”, mas não recomendamos, pois o perfil dos pneus é mais baixo e esse opcional custa R$ 22.000 a mais (e nem deixa o carro mais bonito). Outros opcionais são o kit exterior (R$ 14.000) e spoiler traseiro (R$ 2.700). Com esses equipamentos, o XC40 Hybrid Plug-in deixa de ser um bom negócio e entra na faixa do exagero, pois o preço sobe para R$ 262.650 e se aproxima de um S60, da própria Volvo, que é muito mais carro, embora seja um sedã. 

Versão R-Design é a única com sistema híbrido na família XC40.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os números

  • Preço: R$ 245.950
  • Motor: 1.5 turbo + um motor elétrico
  • Potência: 150 cv a 5.800 rpm + 82 cv
  • Potência combinada: 262 cv
  • Torque: 257 Nm a 1.500 rpm + 160 Nm
  • Torque combinado: 425 Nm
  • Câmbio: 7 marchas ATD
  • Tração: 4x2
  • Comprimento: 4,425 m
  • Largura: 1,863 m
  • Altura: 1,652 m
  • Entre-eixos: 2,702 m
  • Vão livre: 211 mm
  • Peso: 1.871 kg
  • Pneus: 245/45 R20
  • Porta-malas: 460 litros
  • Carga útil: 517 kg
  • Tanque: 48 litros
  • Bateria: 10,7 kWh
  • Aceleração 0-100 km/h: 7s3
  • Velocidade máxima: 205 km/h
  • Consumo cidade: 24,5 km/l
  • Consumo estrada: 22,3 km/l
  • Autonomia elétrica: 47 km
  • Emissão de CO2: n/d
Bancos com costuras brancas oferecem ótimo conforto e ergonomia.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Equipamentos de série

  • Sistema de áudio Sensus by Harman Kardon de 660 watts: 13 alto-falantes com subwoofer
  • Controles do áudio no volante
  • Conexões: 1 aux, 2 USB, bluetooth
  • Saída traseira USB de 5V
  • Sistema de navegação Sensus Navigation Pro
  • Apple CarPlay e Android Auto (via USB)
  • Comando de voz
  • Carregador de celular via indução (Wireless)
  • Assento do motorista com regulagem elétrica e memória
  • Assento do passageiro com regulagem elétrica
  • Assentos dianteiros com suporte lombar elétrico
  • Assentos dianteiros com ajuste de extensão
  • Ar-condicionado digital dual zone
  • Sistema de qualidade de ar multiativo (CleanZone)
  • Teto solar panorâmico elétrico
  • Painel de instrumentos digital com 12,3"
  • Painel central de LCD com 9" touch screen e antirreflexivo
  • Alerta de colisão frontal
  • Sistema de alerta de mudança de faixa 
  • Sistema de alerta de ponto cego com Cross Traffic Alert
  • Alerta de colisão traseira
  • Airbag frontal para motorista e passageiro
  • Airbag de joelho para motorista
  • Sistema de proteção contra impactos laterais 
  • Airbags do tipo cortinas laterais infláveis
  • Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical 
  • Sistema de frenagem automática
  • Cintos de segurança com pré-tensores e limitador de esforço
  • Isofix
  • Alarme com sensor de movimento interior
  • Chave com controle remoto integrado e função memória
  • Sistema Keyless de travamento, destravamento e partida sem chave
  • Travamento individual para porta-luvas e porta-malas
  • Fechamento elétrico das portas traseiras para crianças
  • Piloto automático adaptativo
  • Pilot Assist
  • Câmera traseira de estacionamento
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Ajuste de intensidade da direção
  • Configuração de modos de condução
  • Assistente de partida em subidas 
  • Controle de frenagem em descida 
  • Volvo On Call
  • Sensor de chuva
  • Sensus Connect
  • Volante com Paddle Shift
  • Faróis de neblina de LED
  • Faróis Full LED com nivelamento automático e luzes direcionais ativa 
  • Faróis com função anti-ofuscante
  • Rack de teto de alumínio integradas ao teto na cor Black Piano
  • Grade frontal R-Design
  • Moldura dos vidros laterais com acabamento em Preto brilhante
  • Teto pintado na cor Preto Sólido (019)
  • Retrovisores externos na cor Preto brilhante
  • Espelhos retrovisores retráteis
  • Apoio de braço central com porta-copos
  • Acabamento interno Alluminium Cutting Edge
  • Acabamento do teto preto
  • Para-sol do motorista e passageiro com espelho e iluminação
  • Volante esportivo R-Design revestido em couro
  • Manopla de câmbio R-Design revestida em couro
  • Pedais esportivos R-design
  • Espelhos retrovisores interno e externos com escurecimento automático
  • Jogo de tapetes
  • Soleira de porta
  • Iluminação interna ambiente com cores personalizadas
  • Gaveta debaixo do motorista
  • Porta-luvas com gancho porta bolsas
  • Chassi Sport
  • Rodas de alumínio 20” (R135)
  • Pneus 245/45 R20
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Estepe temporário de emergência com ferramentas e triângulo
  • Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função Hands-Free
  • Triângulo de segurança
  • Cabo de recarga da bateria (Tipo 2)
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