Quais são as 5 picapes flex mais econômicas do Brasil

Além do preço, o consumo de combustível é um dos principais fatores de compra das picapes flex. Veja as cinco melhores nesse quesito

12 jun 2021 - 14h39

Atualmente, o segmento de picapes é um dos mais concorridos do mercado. E nesses tempos em que o preço dos combustíveis chega a quase R$ 6 por litro, uma das maiores preocupações na hora de escolher um carro novo é justamente o consumo dos carros, sobretudo quando se trata de uma picape. Mas quais são as picapes flex mais econômicas do Brasil?

Assim como fizemos na pesquisa dos SUVs, hatches e sedãs, separamos as cinco picapes flex mais econômicas à venda no país, de acordo com a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. Para a nossa lista, foram considerados apenas modelos equipados com motores flex, com opções de câmbio manual ou automático. Em breve, faremos uma matéria sobre as picapes a diesel mais econômicas do mercado.

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5º lugar - Toyota Hilux 2.7

Apesar de não se tratar de um carro econômico, a Toyota Hilux flex abre a nossa lista e ocupa a quinta colocação. Os números são referentes às versões equipadas com o motor 2.7 flex de 163 cv e 245 Nm de torque, sempre associado a um câmbio automático de seis marchas. De acordo com o Inmetro, a picape consome 4,8 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada, uma média de 5,2 km/l. Já com gasolina, são 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada, uma média de 7,5 km/l. Custa a partir de R$ 189.390 na versão SRV 4x2 Cabine Dupla.

Toyota Hilux.
Toyota Hilux.
Foto: Toyota / Divulgação

4º lugar - Fiat Toro 1.3 T270

Quarta colocada na lista, a Fiat Toro recebeu uma reestilização há menos de dois meses. Equipada com o novo motor 1.3 turbo de 185 cv e 270 Nm de torque, sempre com um câmbio automático de seis marchas, a Fiat Toro flex faz 6,5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada com etanol, uma média de 7,25 km/l. Já com gasolina, o consumo é de 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, fazendo uma média de 10,1 km/l. A versão mais em conta equipada com o motor 1.3 turbo é a Endurance, que custa R$ 119.590.

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Fiat Toro.
Foto: Stellantis / Divulgação

3º lugar - Renault Duster Oroch 1.6

O terceiro lugar da lista fica com a Renault Duster Oroch. Equipada com um motor 1.6 flex de 115 cv e 156 Nm, sempre associado a um câmbio de cinco marchas, a Duster Oroch consome 7,6 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada com etanol, uma média de 7,65 km/l. Com gasolina, os números são de 11,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, uma média de 11,15 km/l. Custa a partir de R$ 91.310 na versão de entrada Express.

Renault Oroch.
Foto: Renault / Divulgação

2º lugar - Volkswagen Saveiro 1.6 8V

A vice-campeã de economia é a Volkswagen Saveiro. A versão de entrada Robust Cabine Simples é a mais econômica da picape. Ela é equipada com o veterano motor 1.6 8v de 104 cv e 153 Nm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Com etanol, a Saveiro consome 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, com média de 8,15 km/l. Já com gasolina, são 10,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, média de 11,6 km/l. Custa R$ 65.590.

Volkswagen Saveiro
Foto: VW / Divulgação

1º lugar - Fiat Strada 1.3

A picape flex mais econômica do Brasil é a Fiat Strada. Os resultados são referentes ao modelo equipado com o motor 1.3 Firefly aspirado de 109 cv e 134 Nm de torque, sempre com um câmbio manual de cinco marchas. De acordo com o Inmetro, com etanol, a picape líder de vendas do país consome 9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, uma média de 9,4 km/l. Já com gasolina, o consumo é de 12,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, com média de 13,5 km/l. Custa R$ 83.390 na versão Freedom 1.3 Cabine Plus.

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Fiat Strada.
Foto: Stellantis / Divulgação
Pos. Picape Média

Etanol
Média

Gasolina
Média

Geral
Fiat Strada

1.3 MT
9,4 km/l 13,5 km/l 11,4 km/l
Volkswagen Saveiro

1.6 MT
8,1 km/l 11,6 km/l 9,8 km/l
Renault Duster Oroch

1.6 MT
7,6 km/l 11,1 km/l 9,4 km/l
Fiat Toro

1.3 T270 AT6
7,2 km/l 10,1 km/l 8,6 km/l
Toyota Hilux

2.7 AT6
5,2 km/l 7,5 km/l 6,3 km/l
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