Novo design do Duster europeu pode inspirar modelo nacional

Novo Dacia Duster reestilizado antecipa possíveis novidades para o Renault Duster brasileiro em 2022. Veja o que mudou no modelo europeu

22 jun 2021 - 17h03
(atualizado às 17h50)
Dacia Duster europeu ganhou novos faróis de led e grade dianteira com detalhes cromados.
Dacia Duster europeu ganhou novos faróis de led e grade dianteira com detalhes cromados.
Foto: Dacia / Divulgação

O Duster europeu está de cara nova. A montadora romena Dacia divulgou nesta terça (22) as primeiras imagens do Duster reestilizado, que ganhou novos faróis com assinatura visual de led em forma de “Y”, além de novas lanternas, também de led. O SUV também ganhou novidades mecânicas e no interior. Mas o que elas adiantam sobre o futuro do Duster no Brasil?

Por fora, as mudanças foram pontuais. Na dianteira, as principais novidades são os novos faróis de led -- que trazem a nova identidade visual da Dacia -- e a nova grade dianteira, que conta com detalhes cromados. Na lateral, a única mudança são as novas rodas de liga-leve, que contam com acabamento diamantado e podem ser de 16’’ ou 17’’. Na traseira, o Dacia Duster deixou de lado as lanternas que lembram as do Jeep Renegade, e ganhou novas peças com assinatura visual de led, também em formato de “Y”.

Publicidade
Dacia Duster 2022: novas lanternas com assinatura visual de led em formato de “Y”.
Foto: Dacia / Divulgação

Por dentro, o Dacia Duster ganhou uma nova central multimídia de 8’’, parecida com a Easy Link utilizada pelo Duster brasileiro. Nas versões mais caras, o novo sistema multimídia Media Nav do modelo conta com as funções Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de duas portas USB e navegação por GPS. Além disso, outras mudanças são os novos bancos e um apoio de braço mais largo, que recua até 70 mm.

Sob o capô, o Dacia Duster manteve as opções de motor a gasolina, diesel e gás natural. A principal novidade é a estreia de um novo câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas para a versão equipada com um motor 1.3 turbo de 150 cv e tração dianteira. As demais versões utilizam o mesmo câmbio manual de seis marchas que já equipava o Duster antes da reestilização. 

Dacia Duster 2022: nova central multimídia com tela de 8’’.
Foto: Dacia / Divulgação

Apesar de se tratarem de mudanças pontuais, o Renault Duster nacional deve receber as novidades apenas no ano que vem. Isso porque a atual geração do modelo foi lançada no Brasil em 2020, três anos depois da Europa. Além do novo visual, a versão brasileira também ganhará o novíssimo 1.3 TCe de 170 cv desenvolvido em parceria com a Mercedes, que estreia em breve no novo Captur. As modificações devem dar um gás a mais no modelo, que só deve ganhar uma nova geração depois de 2024.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se