Ford lança o novo Bronco Sport, que chega ao Brasil em 2021

SUV médio tem tração 4x4, design inédito e porte similar ao do Jeep Compass. Bronco Sport será fabricado no México e virá importado

13 jul 2020 - 22h48
Versão Badlands é a topo de linha e vêm em vermelho metálico.
Versão Badlands é a topo de linha e vêm em vermelho metálico.
Foto: Ford / Divulgação

A Ford apresentou nesta segunda-feira (13) a nova geração do Bronco, depois de 25 anos de interrupção em sua produção. O Bronco tem duas portas e lembra o Jeep Wrangler. O Bronco Sport é um SUV de quatro portas, mais tradicional, e produzido em carroceria monobloco, que oferece melhor dirigibilidade do que os veículos com carroceria sobre chassi. O Ford Bronco Sport será importado do México a partir de 2021.

O novíssimo Bronco Sport foi apresentado nos EUA com duas opções de motor. O das versões de entrada é 1.5 EcoBoost de 184 cv de potência (6.000 rpm) e 258 Nm de torque (3.000 rpm). A outra opção é o 2.0 EcoBoost de 248 cv (5.500 rpm) e 372 Nm (3.000 rpm). Os dois motores são turbinados com injeção direta, mas o 1.5 tem três cilindros e o 2.0 tem quatro. Para o Brasil, é mais provável a vinda do 1.5 de 184 cv, pois o Jeep Compass mais potente (2.0 turbodiesel) tem 170 cv. O câmbio é manual de oito marchas com borboleta.

Publicidade
Bronco Sport tem tração nas quatro rodas e 20 cm de vão livre.
Foto: Ford / Divulgação

O Ford Bronco Sport tem um visual bem interessante. As linhas do carro são quadradas e retas. Porém, ao contrário de outras marcas, a Ford não “pasteurizou” o design de alguns carros. Por isso, o carro tem muita “personalidade”, com 28 pequenas entradas de ar horizontais na grade, divididas por uma faixa na qual aparece a marca “Bronco”. Nas extremidades do nome, dois frisos horizontais bem estreitos cortam os faróis redondos ao meio. Uma solução de design marcante!

Interior tem aspecto off-road e central multimídia Sync 3 com tela de 8".
Foto: Ford / Divulgação

Apesar a marca Ford não aparecer no carro, é quase certo que no Brasil o Bronco traga o logotipo Ford agregado. Dearborn não costuma ceder nesses casos, embora a filial brasileira já tenha tentado quando lançou a marca Storm no EcoSport e na picape Ranger. Nas laterais, as proteções das caixas de rodas também são diferentes do usual. 

Ford Bronco Sport foi pensado para ser útil nos mínimos detalhes.
Foto: Ford / Divulgação

O Bronco Sport é um pouco maior do que o Compass. Ele tem 4,387 m de comprimento, 1,783 m de altura e 2,670 m de distância entre-eixos. A Ford divulgou a largura somente com os espelhos (2,088 m). O vão livre do solo fica entre 198 e 201 mm, dependendo da versão. Os ângulos de entrada e de saída são de 21,7o e 30,4o, respectivamente. Esses valores mudam com pneus maiores. O apelo off-road é o forte do carro. Portanto, o Bronco Sport seria um rival direto do Compass Trailhawk, cujas vendas são mais limitadas.

Linha Bronco Sport 2021: Ford aposta num SUV com atitude off-road.
Foto: Ford / Divulgação

A tração integral é outro atrativo do Ford Bronco Sport. O sistema tem bloqueio dos diferenciais e vetorização de torque, podendo enviar toda a força para uma das rodas traseiras. O carro tem capacidade de imersão de 600 mm. A central multimídia é a Sync 3 com display tátil de 8”. Vários sistemas eletrônicos estão disponíveis, como o Ford Co-Pilot360, frenagem com detecção de pedestres, frenagem pós colisão, piloto automático adaptativo e outros. Os pneus standard são 225/65 R17, com 225/60 R18 opcionais.

Publicidade
Bronco Sport First Edition: único na cor laranja metálico (mas parece amarelo).
Foto: Ford / Divulgação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações