Distante do Brasil, Ford Focus ganha facelift na Europa

Quarta geração do Ford Focus ganha novidades por dentro e por fora na Europa. Versão esportiva ST conta com motor 2.3 turbo de 280 cv

14 out 2021 - 16h27
Novo Ford Focus ST
Novo Ford Focus ST
Foto: Ford/Divulgação

Lançada em 2019, a quarta geração do Ford Focus acaba de ganhar novidades na Europa. A montadora americana revelou nesta quinta-feira (14) as primeiras imagens oficiais da reestilização do hatch médio. Com direito até mesmo a um sistema híbrido-leve de 48V, o novo Ford Focus mudou por dentro e por fora. No Brasil, o modelo foi vendido entre os anos de 2000 e 2019.

Por fora, o visual teve as principais mudanças pontuais. Na dianteira, os faróis ganharam um formato mais fino, e trazem novos elementos internos e uma nova assinatura visual de led. Como opcional, o novo Ford Focus também pode ser equipado com faróis adaptativos de led matricial com tecnologia anti-reflexo. O para-choque frontal também é novo, e conta com entradas de ar maiores. 

Publicidade
Novo Ford Focus ST
Foto: Ford/Divulgação

Quem também cresceu foi a grade dianteira, que agora traz formato trapezoidal. A peça conta com diferentes estilos de acabamento, que variam de acordo com a versão. Na lateral, a única mudança são as novas rodas com design inédito. Na Europa, o Ford Focus é oferecido em opções de carrocerias hatch e perua, sempre com 5 portas. Na traseira, as lanternas de led ganharam novos elementos internos e acabamento escurecido.

Por dentro, o destaque fica para a nova central multimídia Sync 4 de 13,2’’. Ela conta com suporte aos recursos Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e pode receber atualizações remotas. Além disso, a central também passa a reunir os comandos de ventilação e ar-condicionado. O acabamento interno conta com materiais sensíveis ao toque, e o painel de instrumentos digital tem tela de 12,3’’.

Novo Ford Focus ST
Foto: Ford/Divulgação

Dentre os equipamentos de segurança, o Ford Fiesta oferece controle de cruzeiro adaptativo com reconhecimento de placas e função pare e siga, park assist, alertas de tráfego cruzado e de ponto cego, e assistentes de manutenção de faixa e frenagem automática de emergência. O hatch também conta com a função de alerta de ocupante traseiro, que avisa o motorista em caso de presença de crianças ou animais de estimação nos bancos de trás.

Novo Ford Focus Line
Foto: Ford/Divulgação

Sob o capô, o hatch conta com diferentes opções de motores a gasolina ou a diesel. O destaque fica para a versão híbrida, que é equipada com o motor 1.0 EcoBoost de 125 cv ou 155 cv associado a um sistema híbrido-leve de 48V, que ajuda a economizar combustível e reduzir as emissões de gases poluentes. O câmbio pode ser um manual de 6 marchas ou o automatizado de dupla embreagem e 7 marchas Powershift. Outra opção interessante é a versão esportiva ST, que traz um motor 2.3 turbo de 280 cv e 420 Nm de torque.

Publicidade

O novo Focus não tem previsão de chegada ao Brasil. Desde que saiu de linha, em 2019, o posicionamento da Ford no país passou a ser voltado para picapes e SUVs. Além disso, o segmento de hatches médios está praticamente extinto no Brasil, e conta apenas com o Chevrolet Cruze Sport6 como representante nacional da categoria. Caso viesse importado ao país, o Focus chegaria ao Brasil com com preços muito elevados, visto que o hatch parte de € 21.200 (cerca de R$ 135 mil) na Alemanha.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se