Embora 2020 tenha sido um ano totalmente atípico, uma categoria conseguiu se recuperar rapidamente no setor automotivo: a dos SUVs de luxo. Após um péssimo momento no início da pandemia -- quando o mercado praticamente parou por alguns meses -- o segmento conseguiu se recuperar rapidamente.
Apesar de praticamente todas as marcas terem registrado quedas nos emplacamentos, os SUVs passaram a representar cada vez mais participação nas vendas das montadoras, confirmando que a tendência dos SUVs está cada vez mais forte.
Na categoria de entrada dos SUVs de luxo, o modelo campeão de vendas em 2020 foi o BMW X1, que emplacou 3.169 unidades. Produzido em Araquari (SC), o SUV compacto registrou uma queda de 25,5% em relação às vendas de 2019 (4.257). Em seguida, veio o Volvo XC40, com 2.868 unidades vendidas ao longo do ano passado. Agora importado da Hungria, o Audi Q3 vendeu 2.160 unidades e completou o pódio.
P. | CARRO | VENDAS |
1º | BMW X1 | 3.169 |
2º | VOLVO XC40 | 2.868 |
3º | AUDI Q3 | 2.160 |
4º | MERCEDES-BENZ GLA | 1.229 |
5º | LAND ROVER EVOQUE | 998 |
6º | JAGUAR E-PACE | 565 |
7º | BMW X2 | 462 |
8º | LEXUS UX250H | 368 |
9º | MINI COOPER COUNTRYMAN | 181 |
Entre as marcas, o predomínio foi da BMW, que além do X1, conta também com o X2, que vendeu 462 unidades. Por outro lado, um dos destaques negativos foi o Mercedes GLA, que após registrar 2.762 unidades em 2019, vendeu apenas 1.229 em 2020, cerca de 55,5% a menos. A espera da nova geração, que deve chegar ainda este ano, o modelo ficou bem atrás dos principais concorrentes, e próximo do Land Rover Evoque, que registrou 998 unidades.
Na categoria intermediária, o líder foi o Volvo XC60, modelo mais vendido da marca sueca. Ele registrou 2.950 unidades em 2020 -- 14,3% a menos do que em 2019 (3.443), com uma distância considerável para o segundo colocado, o Land Rover Discovery Sport, que registrou 1.647 emplacamentos.
Apesar de ser o vice-líder, o Discovery Sport também merece destaque. O modelo produzido em Itatiaia (RJ) foi o único da marca inglesa a romper a marca de 1.000 unidades vendidas, o que rendeu o segundo lugar na categoria. Outro carro que rompeu essa marca foi o Audi Q5, que com 1.271 unidades emplacadas, completou o pódio.
P. | CARRO | VENDAS |
1º | VOLVO XC60 | 2.950 |
2º | LAND ROVER DISCOVERY SPORT | 1.647 |
3º | AUDI Q5 | 1.271 |
4º | BMW X3 | 742 |
5º | BMW X4 | 563 |
6º | PORSCHE MACAN | 499 |
7º | LAND ROVER VELAR | 476 |
8º | MERCEDES-BENZ GLC 220D | 439 |
9º | JAGUAR F-PACE | 283 |
10º | LEXUS NX300 | 236 |
Dentre os modelos grandes, o líder foi novamente um Volvo. Confirmando o sucesso dos irmãos menores, o XC90 vendeu 886 unidades no ano passado, 17,1% a menos do que em 2019 (1.069). Em seguida, veio o Porsche Cayenne, com 646 emplacamentos, e o BMW X5, que registrou 598 unidades vendidas.
P. | CARRO | VENDAS |
1º | VOLVO XC90 | 886 |
2º | PORSCHE CAYENNE | 646 |
3º | BMW X5 | 598 |
4º | LAND ROVER RANGE ROVER SPORT | 575 |
5º | LAND ROVER DISCOVERY | 553 |
6º | LAND ROVER DEFENDER | 305 |
7º | MERCEDES-BENZ GLE | 277 |
8º | BMW X6 | 240 |
9º | AUDI Q8 | 167 |
10º | LAND ROVER RANGE ROVER | 65 |
11º | AUDI Q7 | 60 |
No entanto, entre as marcas, o predomínio na categoria foi da Land Rover. Com quatro modelos entre os SUVs grandes de luxo, a marca registrou 1.496 unidades vendidas. Esse resultado foi alcançado pela soma das vendas do Range Rover Sport (575), Discovery (553), Defender (305) -- que contou apenas com seis meses de vendas -- e Range Rover (65) -- modelo mais caro da marca.