Faltando apenas três dias para terminar 2020, já podemos apontar os 10 carros campeões de venda em 2020. A menos que algum fabricante tenha guardado uma surpresa extraordinária para o finalzinho do ano, nada vai mudar. Para montar a lista dos 10 carros campeões (e seus respectivos vices), usamos os dados de venda atualizados da Fenabrave até 28 de dezembro, porém ignoramos as categorias sugeridas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Ignoramos porque ela está defasada, com excesso de categorias que têm pouquíssimas vendas. Portanto, agrupamos os carros em categorias que são mais condizentes com a situação real do mercado atual, considerando volume de vendas ou importância do segmento. As duas maiores surpresas de 2020 foram o Volkswagen T-Cross e o Chevrolet Onix Plus. O T-Cross destronou o Jeep Renegade no atraente mercado de SUVs, enquanto o Onix Plus derrubou o Volkswagen Virtus entre os sedãs compactos.
Entre os subcompactos, o Renault Kwid conseguiu manter a hegemonia graças a uma reação nas duas últimas semanas, pois chegou a ficar bastante ameaçado pelo Fiat Mobi. Kwid. Em termos percentuais, foi a menor diferença entre o campeão e o vice: 5%.
SUB COMPACTO |
MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | Renault Kwid | 48.232 | |
Vice | Fiat Mobi | 45.880 | -4,9 |
Diferença total | 2.352 |
A categoria de hatches compactos foi amplamente dominada pelo Chevrolet Onix, que se tornou hexacampeão nacional de vendas. O Hyundai HB20, apesar do início titubeante da nova geração, conseguiu se recuperar e garantiu o vice-campeonato, mas a diferença entre eles é superior a 47 mil carros.
HATCH COMPACTO |
MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | Chevrolet Onix | 132.332 | |
Vice | Hyundai HB20 | 84.817 | -35,9 |
Diferença total | 47.515 |
O Chevrolet Onix Plus manteve a hegemonia da Chevrolet na categoria, substituindo o Prisma com brilho. Sua diferença de vendas sobre o Volkswagen Virtus, vice-campeão, foi humilhante: 63%. E ele conseguiu isso numa categoria de grande volume, o que fez a diferença em número de carros chegar perto de 51 mil unidades.
SEDÃ COMPACTO |
MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | Chevrolet Onix Plus | 81.361 | |
Vice | Volkswagen Virtus | 30.467 | -62,6 |
Diferença total | 50.894 |
Não houve surpresa entre os carros médios. O Toyota Corolla manteve seu tradicional domínio e derrotou o Honda Civic com uma diferença superior a 20 mil carros.
CARRO MÉDIO |
MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | Toyota Corolla | 40.355 | |
Vice | Honda Civic | 19.880 | -50,7 |
Diferença total | 20.475 |
A disputa entre os SUVs foi empolgante. O Volkswagen T-Cross teve um ano sensacional, atropelando cinco carros que estavam à sua frente no ano passado: Honda HR-V, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Jeep Compass e Jeep Renegade. Assim, a coroa dos SUVs sai da dupla da Jeep e agora é do T-Cross. A diferença foi de 3,5 mil carros.
SUV | MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | Volkswagen T-Cross | 58.984 | |
Vice | Jeep Renegade | 55.483 | -5,9 |
Diferença total | 3.501 |
Entre os carros premium, um sedã conseguiu derrotar um SUV. A disputa ficou dentro da BMW, que colocou o sedã 320i em primeiro lugar e o SUV compacto X1 em segundo. O volume de vendas dos carros premium é baixo devido ao alto valor dos modelos oferecidos no Brasil.
CARRO PREMIUM |
MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | BMW 320i | 4.704 | |
Vice | BMW X1 | 3.114 | -33,8% |
Diferença total | 1.590 |
Já entre os carros de luxo, dois SUVs grandes foram os mais vendidos. O Land Rover Discovery venceu com facilidade, por ser fabricado no Brasil na configuração Sport. Em segundo lugar ficou o Audi Q5.
CARRO DE LUXO |
MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | Land Rover Discovery | 2.171 | |
Vice | Audi Q5 | 1.257 | -42,1 |
Diferença total | 914 |
O Porsche 911 destronou o Ford Mustang no segmento de carros esportivos. Mais do que isso, teve uma venda maior do que o dobro do carro americano, marcando o melhor ano da Porsche no Brasil em termos de vendas.
CARRO ESPORTIVO |
MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | Porsche 911 | 765 | |
Vice | Ford Mustang | 346 | -54,8 |
Diferença total | 419 |
Dividimos as picapes em duas categorias: monobloco (derivadas de hatches ou SUVs) e chassi (construídas com carroceria sobre chassi). Entre as picapes monobloco, vitória da pequena Fiat Strada, que ganhou uma nova geração e ficou mais próxima da Toro em termos de porte.
PICAPE MONOBLOCO |
MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | Fiat Strada | 78.189 | |
Vice | Fiat Toro | 52.956 | -32,3 |
Diferença total | 25.233 |
Entre as picapes médias e grandes, a vitória ficou mais uma vez com a Toyota Hilux. Ela chegou a perder a liderança durante o ano, mas o facelift apresentado no final do ano foi suficiente para que a Hilux superasse a S10 com uma boa margem de 5,8 mil carros.
PICAPE COM CHASSI |
MODELO | VENDAS |
DIF. % |
Campeão | Toyota Hilux | 31.693 | |
Vice | Chevrolet S10 | 25.891 | -18,3 |
Diferença total | 5.802 |
No início de 2020 publicaremos o ranking com os números finais dos carros mais vendidos em 2020, bem como das marcas e dos fabricantes.