Carro da Semana: Range Rover Velar SVAutobiography 5.0 V8

O SUV mais luxuoso do mercado alcança outro patamar com a versão SVAutobiography de 550 cv, que custa R$ 565.000. Veja o que mudou

14 mar 2020 - 10h32
(atualizado às 10h44)
Ranger Rover Velar SVAutobiography 5.0 V.8: um monstro em desempenho e capacidade off road.
Ranger Rover Velar SVAutobiography 5.0 V.8: um monstro em desempenho e capacidade off road.
Foto: Land Rover / Divulgação

A Land Rover começa a vender no Brasil a versão exclusiva do Range Rover Velar, a SVAutobiography. A nova configuração traz mais performance, luxo e exclusividade ao SUV mais luxuoso do mercado e preço superior a meio milhão de reais: R$ 565.000. Topo de linha do Velar, o SVAutobiography foi desenvolvido pela Land Rover Special Vehicle Operation e é impulsionado pelo motor 5.0 V8 sobrealimentado. Esse motor desenvolve 550 cv de potência e 68 kgfm de torque. O carro também teve o design aprimorado. Em 2018, o Velar ganhou o prêmio World Car Design of the Year no World Car Awards. 

Com motor superalimentado de oito cilindros, o Velar mais potente da linha vai de 0-100 km/h em 4,5 segundos e atinge 274 km/h. Os novos freios e componentes da suspensão, aliados à configuração do powertrain e aos sistemas de segurança, fazem do SVAutobiography um carro de performance que tem a capacidade, segundo a Land Rover, de ir para qualquer lugar e superar qualquer terreno. O novo modelo entrega uma aparência mais objetiva e com mais atenção aos detalhes.

Publicidade
O Velar tem 2,874 metros de distância entre-eixos rodas de 22".
Foto: Land Rover / Divulgação

No exterior, o SUV de luxo inclui novo parachoque dianteiro com entradas de ar maiores para alimentar o motor V8 e resfriar o novo sistema de frenagem. A nova grade dianteira e as molduras laterais combinam com o para-choque traseiro revisado, que abriga quatro saídas de escape esportivas. As mudanças externas continuam na parte inferior do carro, com o túnel de transmissão coberto. Isso permite que o Velar alcance velocidades mais altas, cortando o ar com mais eficiência.

As novas rodas de alumínio forjado de 22” reforçam o foco no desempenho do Velar, aumentando o contato com o asfalto e acomodando os discos de freio maiores. São 395 mm para os discos dianteiros e 396 mm para os traseiros, todos construídos em duas peças para otimizar o peso. O novo design também auxilia na dissipação do calor produzido pelo conjunto de frenagem, principalmente em situações de condução em pista (tem gente que leva um carrão desses para a pista!) ou em altas velocidades.

O volante esportivo conta com borda costurada e borboleta de alumínio.
Foto: Land Rover / Divulgação

A cabine foi concebida com uma combinação de acabamentos e estofados exclusivos. O couro Windsor, com costura dupla, perfurado e acolchoado, é único para o SVAutobiography. Estão disponíveis quatro combinações de cor para os assentos (Ebony, Cirrus, Vintage Tan e Pimento) e a versão conta, de série, com bancos elétricos com 20 ajustes de posição, função de massagem, aquecimento, resfriamento e memória.

O volante esportivo conta com borda costurada e borboleta de alumínio. Na parte inferior do painel, o seletor de marcha rotativo e circular está integrado com o sistema de entretenimento Touch Pro Duo. O pacote opcional de fibra de carbono traz uma trama em aço diferenciada, além de pedaleiras em aço e soleiras em alumínio retroiluminadas com a inscrição Range Rover.

Publicidade

O trabalho da SVO (Special Vehicle Operations) focou na entrega de um desempenho maior, porém mantendo a capacidade de superar qualquer terreno. Além de uma reprogramação eletrônica profunda, foram adicionadas novas barras estabilizadoras, para reduzir o rolamento em curvas, e conjunto de suspensão revisado com amortecedores de ajuste variável, trabalhando com novas molas mais firmes.

Na traseira, duas saídas duplas de escape esportivas.
Foto: Land Rover / Divulgação

O sistema de tração nas quatro rodas foi remodelado com uma nova caixa de transferência, capaz de suportar as cargas maiores produzidas pelo motor 5.0 V8 superalimentado. O sistema avançado de Intelligent Driveline Dynamics distribui o torque do motor para se adaptar às condições adversas. A configuração pode enviar até 100% da potência para o eixo traseiro, dependendo da ocasião. Os engenheiros da Land Rover Special Vehicle Operations passaram quase 64 mil horas configurando a calibragem única do Velar SVAutobiography, a fim de melhorar a dirigibilidade, a dinâmica e o tempo de resposta.

O caráter único do Velar SVAutobiography também é refletido no sistema de escape. O sistema de escape variável ativo conta com válvulas para otimizar as notas de som, variando de acordo com as condições de direção e promovendo um ronco inconfundível  do V8 para quem está no interior do carro. O conjunto de exaustão do SVAutobiography é 7,1 kg mais leve que o utilizado na linha do Velar e o seu fluxo de ar é maior.

Apesar do luxo, ele pode rodar na água com até 650 mm de profundidade.
Foto: Land Rover / Divulgação

A capacidade do porta-malas (673 litros) não foi alterada, assim como a flexibilidade de divisão do banco traseiro, na configuração 40/20/20, permitindo que os ocupantes alterem a capacidade de carga, de acordo com necessidade. O novo Range Rover Velar SVAutobiography está disponível em seis cores externas: Firenze Red, Santorini Black, Eiger Grey, Fuji White, Indus Silver e Byron Blue, cor com acabamento fosco. 

Publicidade

Ficha técnica

  • Motor: Gasolina V8, 32V
  • Cilindrada: 4999 cm³
  • Potência: 550 cv (405 kW) / 6.000 a 6.500 rpm
  • Torque: 680 Nm / 2.500 a 5.500 rpm
  • Transmissão: 8 marchas AT
  • 0-100 km/h: 4,5 segundos
  • Velocidade máxima: 274 km/h
  • Pneus:  265/40 R22
  • Comprimento: 4,806 m
  • Altura: 1,676 m
  • Largura c/ espelhos recolhidos:2,041 m
  • Largura c/ espelhos abertos: 2,145 m
  • Entre-eixos: 2,874 m
  • Raio de giro: 1,.6 m
  • Coeficiente aerodinâmico: 0,35 Cd

Capacidade todo terreno*

  • Ângulo de ataque: 22,7 / 24 graus (Off-Road)
  • Ângulo de saída: 24,7 / 27,5 graus (Off-Road)
  • Ângulo de ruptura de rampa: 20,2 / 21,8 graus (Off-Road)
  • Profundidade máxima: 650 mm
  • Altura livre do solo: 205 / 251 mm (Off-Road)

*R-Dynamic

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se