Análise: Ford Ranger é a nova estrela no segmento de picapes

Renovada recentemente e com a inédita versão Storm, a Ford Ranger ultrapassou a Chevrolet S10 enquanto a GM renova sua picape

15 jul 2020 - 13h44
Ford Ranger: nova versão Storm chegou num momento importante para a picape.
Ford Ranger: nova versão Storm chegou num momento importante para a picape.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Durante anos o segmento de picapes médias foi dominado pela Toyota Hilux e pela Chevrolet S10. Desde que passou por um facelift visual e técnico, entretanto, a Ford Ranger cresceu na preferência dos consumidores. Nos últimos dois meses, a Ranger ultrapassou a S10. Em junho, as picapes médias chegaram à metade do mês com a seguinte classificação de vendas: 1º Toyota Hilux (923 unidades), 2º Ford Ranger (829), 3º Chevrolet S10 (751), 4º Mitsubishi L200 (381), 5º Volkswagen Amarok (253), 6º Nissan Frontier (232). Os números são da Fenabrave.

A Ranger 2020 melhorou? Sim, melhorou. A picape trouxe novas tecnologias e ficou mais amigável. Porém, há um aspecto importante a ser considerado. A General Motors percebeu que o mercado estava mais competitivo e aumentou a aposta na reestilização da S10, desacelerando a produção da atual. A nova S10 chegará ao mercado em setembro e com uma inédita grade frontal que abandona a tradicional gravatinha na grade, adotando o nome Chevrolet como novo destaque. Do lado da Ford, a Ranger ganhou recentemente a versão Storm.

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Ford Ranger Storm, uma picape para quem curte off-road
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No ano passado, a S10 venceu a Ranger com facilidade: 32.161 emplacamentos contra 22.218. Este ano, porém, até o dia 15 de julho, o placar está bem mais apertado, com o seguinte ranking: 1º Toyota Hilux (15.247), 2º Chevrolet S10 (10.325), 3º Ford Ranger (9.547), 4º Volkswagen Amarok (6.468), 5º Mitsubishi L200 (4.000), 6º Nissan Frontier (3.807). Segundo o site AutoIndústria, as vendas de picapes médias recuaram 29% este ano, devido à pandemia de coronavírus. Mas a queda foi menor do que a registrada no mercado de carros de passeio.

 “O agronegócio vai bem e o produtor rural está com capacidade de investimento”, disse ao AutoIndústria o diretor da marca Fiat no Brasil, Herlander Zola. “Por isso acreditamos que a retração verificada nas vendas diretas como um todo não vai afetar esse segmento.” A Fiat também tem interesse nesse mercado por causa das picapes Toro e Strada, mas que pertencem a outro nicho.

Teaser da S10 reestilizada com o nome Chevrolet no lugar da gravatinha.
Foto: GM / Divulgação

Na classificação da Fenabrave, a Strada é considerada pequena, enquanto a Toro é considerada grande, junto com a Ranger, a S10 e todas as picapes médias da categoria, inclusive a Renault Oroch (esta sim rival direta da Toro). Novas picapes estão chegando ao mercado brasileiro, como a Peugeot Landtrek, a RAM 1500 e a Renault Alaskan. Talvez seja o caso de separar a Toro e a Oroch e classificá-las como médias, deixando a Ranger, a S10, a Hilux e demais como grandes. Na teoria elas são médias (devido às gigantes Ford F-150/250 e RAM 1500/2500), mas cresceram muito nos últimos anos, tanto que a Ford estuda lançar a Courier nos EUA com o tamanho da Ranger original.

Peugeot Landtrek: novidade já anunciada, para brigar com Ranger, S10 e Hilux.
Foto: Peugeot / Divulgação

Como se vê, a briga pelo lucrativo mercado de picapes está apenas começando. O segundo semestre pode ser marcado por um bom desempenho da nova Fiat Strada e da reestilizada Chevrolet S10, assim como a Ford Ranger brilhou no primeiro semestre. Como se sabe, a nova geração da Ranger e da Amarok estavam sendo desenvolvidas em conjunto pela Ford e pela Volkswagen na Argentina, mas a Volks desistiu do projeto. A Ford, não. Por isso, também deve-se considerar nessa receita a futura Volkswagen Tarok, que será concorrente direta da Fiat Toro e da Renault Oroch.

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Futura picape da Volkswagen: projeto Tarok vai mirar na Fiat Toro.
Foto: Ford / Divulgação
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