Max Verstappen surpreendeu a todos ao aparecer no circuito de Estoril, em Portugal, pilotando um Mercedes-AMG GT3 da 2 Seas Motorsport. Por trás dessa aparição, no entanto, existe um motivo sério que pode impedir sua participação nas 24 Horas de Nurburgring de 2026.
A 2 Seas Motorsport, que teve um Aston Martin na temporada 2025 da categoria de endurance GT World Challenge Europe sob a bandeira da Verstappen.com Racing, é comandada por Nick Cristóforo, um amigo próximo de Verstappen. No entanto, acredita-se que a equipe se transformará no novo time de performance da Mercedes-AMG em 2026 e implementará o projeto Verstappen.com Racing na GTWCE.
O carro será pilotado por Jules Gounon, piloto oficial da AMG, que também testou em Estoril, pelo parceiro de equipe de Verstappen no Nordschleife e piloto de simulador Chris Lulham, e pelo ex-piloto oficial da AMG Daniel Juncadella.
Verstappen irá correr com a Mercedes-AMG?
A Mercedes-AMG, apesar de rival de Verstappen na Fórmula 1, possui um ponto positivo no mundo do endurance. Lulham prefere o carro GT3, considerado maduro e desenvolvido pela HWA, em vez do Ferrari 296 GT3 usado pela equipe Emil Frey, com a qual o britânico e o holandês conquistaram a vitória na NLS no Nordschleife em setembro.
Segundo apuração do Motorsport.com, Verstappen também teria a Winward como primeira opção. A equipe, que pertence à Mercedes-AMG, é uma das mais estabelecidas graças ao seu envolvimento na DTM, e planeja fazer sua estreia na clássica corrida de 24 horas em 2026.
No entanto, ainda não é possível saber se Verstappen irá disputar as 24 Horas de Nurburgring do próximo ano, já que o piloto afirmou durante o fim de semana do GP de Singapura em outubro que isso dependeria de "muitas coisas": "Depende da F1, antes de tudo. Suspeito que, com as regras do próximo ano, vai ser muito complicado para começar. De qualquer forma, há muitas incógnitas", explicou.
"Provavelmente será um pouco mais agitado do que no final de um regulamento, quando as coisas são um pouco mais diretas. Além disso, há o programa da equipe GT3, qual carro vamos correr no próximo ano e coisas assim, então muitas coisas ainda precisam se encaixar antes que eu possa realmente planejar com antecedência, só para meus pilotos já na equipe, além de mim mesmo", acrescentou Verstappen.
"Queremos voltar lá, só não sei no momento quantas corridas poderei fazer no próximo ano, mas se houver uma oportunidade e eu me sentir bem com isso, além do que estiver acontecendo na F1, com certeza", concluiu o piloto.
Sobreposição de calendários é um obstáculo
Além de questões técnicas com o novo regulamento da Fórmula 1, a sobreposição entre os calendários das categorias pode ser um grande empecilho para que Verstappen corra na NLS em 2026. Apesar de a prova de 24 horas não coincidir com um fim de semana da F1, todas as três corridas preparatórias da NLS e as classificatórias para as 24 Horas se sobrepõem.
Para competir nas 24 Horas de Nurburgring, Verstappen deve completar, ao menos, a NLS1, sendo esse o primeiro dos oito fins de semana da NLS em 14 de março, que coincide com o GP da China. A organização do evento já descartou a ideia de adiar as sessões, apesar dos supostos esforços do entorno de Verstappen.
O chefe da NLS, Mike Jager, não descartou mudanças nas datas, mesmo que não estejam relacionadas aos esforços de Verstappen. A alteração, no entanto, seria devido ao desgaste das equipes, já que o calendário atual tem cinco corridas da NLS (NLS1 a 3 mais as duas classificatórias) em um período de 37 dias.
"Não é ideal termos 50% das corridas do campeonato para toda a temporada antes da corrida de 24 horas, mas não há outra opção dada as circunstâncias atuais," afirmou ele. "Se houver algo que possa ser alterado, ficaríamos felizes em fazer. Mas isso ainda está para ser visto."
"Adoraríamos tê-lo [Verstappen] de volta em nossa categoria de corridas porque aprecio sua maneira simples e porque acredito que ele e todo seu entorno têm uma influência positiva em nossa série", acrescentou Jager.