Um jovem tubarão-tigre de 1,45 metro foi capturado a cinco quilômetros da Praia de Boa Viagem, no Recife, marcando o primeiro registro da espécie desde a retomada do monitoramento científico após 11 anos. Realizada pelo Projeto EcoTuba, da UFRPE, a iniciativa prevê acompanhar até 50 animais em dois anos para mapear deslocamentos na costa. Os dados obtidos subsidiarão ações de conservação marinha e ajudarão o comitê estadual a prevenir novos incidentes com banhistas na região.
Um tubarão-tigre macho, ainda jovem, foi capturado por pesquisadores na sexta-feira, 9 de outubro, a aproximadamente cinco quilômetros da Praia de Boa Viagem, no Recife. Com 1,45 metro de comprimento, o animal estava em uma área com cerca de 15 metros de profundidade. É o primeiro exemplar da espécie registrado desde a retomada do monitoramento científico na Região Metropolitana.
A captura integra o Projeto EcoTuba, coordenado pelo Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A pesquisa acompanha a presença e os deslocamentos dos tubarões para produzir informações que ajudem na prevenção de incidentes e na conservação marinha.
O trabalho de campo foi retomado em setembro, após uma interrupção de 11 anos. A duração prevista é de dois anos, com a meta de marcar e acompanhar até 50 animais.
Primeiro mês teve registros de outras espécies
O tubarão-tigre foi encontrado depois de um primeiro mês de expedições sem capturas dessa espécie ou de tubarões-cabeça-chata. Em setembro, a equipe realizou oito saídas e quase 20 lançamentos de espinhel, equipamento utilizado na pesquisa.
Nesse período, os pesquisadores registraram dois animais em Jaboatão dos Guararapes. Um deles foi uma fêmea de tubarão-flamengo, com aproximadamente 1,4 metro, capturada em frente à Praia de Piedade.
O outro foi um filhote de tubarão-rabo-seco, com cerca de 40 centímetros, localizado na região de Barra de Jangada. O exemplar ainda apresentava a marca do cordão umbilical, característica que indicava nascimento recente.
Para o coordenador do EcoTuba, Paulo Oliveira, esse registro sugere que o local pode funcionar como área de berçário para algumas espécies. Os dois animais receberam marcas plásticas de identificação individual.
Dados vão apoiar a prevenção de incidentes
As informações coletadas deverão auxiliar o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). O objetivo é identificar padrões de movimentação, distribuição e utilização dos ambientes costeiros.
A continuidade das expedições permitirá ampliar a base de dados sobre os animais. A captura anunciada não significa que seja a primeira ocorrência de tubarão-tigre no Recife, mas o primeiro registro da espécie nessa nova etapa de monitoramento.
O EcoTuba integra o Programa Cientista Arretado, do Governo de Pernambuco, com participação das áreas estaduais de meio ambiente, ciência e tecnologia e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).