Em entrevista ao programa Perfil Poder, que vai ao ar nesta quarta-feira (21), às 20 horas, o jurista e professor Walter Maierovitch questiona a atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente em relação ao caso do Banco Master. As críticas apontam para um cenário de conflito de interesses e a ausência de um código de ética claro para a mais alta corte do país.
Walter Maierovitch
No bate-papo com o jornalista José Roberto Maluf, Maierovitch fez duras críticas ao ministro Dias Toffoli. Ele viajou para assistir à final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, no Peru, no mesmo jatinho que estava um advogado que defende um dos diretores da instituição liquidada pelo Banco Central no STF. Segundo análise do jurista, "a situação levanta questionamentos sobre a transparência e a imparcialidade nas decisões judiciais."
A crítica se aprofunda na ausência de um código de ética específico para os ministros do STF, diferentemente do que ocorre com os demais magistrados, que são submetidos ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para ele, o único mecanismo de controle constitucional para os ministros seria o processo de impeachment.
Por fim, o jurista afirma que "o STF está sendo muito mal visto pela sociedade e não se emenda", o que representa um sério problema para a credibilidade da instituição.
Perfil Poder
Perfil Poder vai ao ar todas as quartas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 18h.
Assista aqui:
Samsung TV Plus - Acesse o canal 2130 pela sua Smart TV Samsung. Você pode encontrá-lo no banner da tela inicial ou acessando diretamente o número do canal.
YouTube - Assista à programação no canal oficial do YouTube, no endereço da CARAS Brasil.