Jovem de 9 anos cria 3 projetos em prol da sustentabilidade

As criações de Theo Correia Alves Costa são fruto de sua paixão por questões ambientais e 8 meses de aprendizado na codeBuddy

26 out 2021 - 15h22
(atualizado em 8/11/2021 às 15h35)
Foto: Divulgação/CodeBuddy

Em tempos de aquecimento global, crise hídrica e fenômenos naturais fora do comum, a sustentabilidade tem se tornado um tema urgente no cotidiano. De acordo com informações da plataforma de pesquisa Opinion Box, ao menos 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um tema essencial. O carioca Theo Correia Alves Costa, aluno da codeBuddy, escola de tecnologia e robótica para crianças e adolescentes, entendeu a necessidade de cuidar do meio ambiente desde cedo, e encontrou com os cursos uma forma de unir sua paixão por sustentabilidade ao aprendizado de ferramentas de programação. Aos 9 anos, Theo já tem três projetos para intervir de forma concreta na proteção da natureza, todos desenvolvidos a partir dos conhecimentos compartilhados durante os oito meses em que estuda na codeBuddy.

O primeiro projeto do jovem foi um jogo para salvar as tartarugas e limpar o mar da presença de plástico e outros materiais poluentes. A ideia veio de uma preocupação antiga de Theo, que aos 4 anos descobriu que existem tartarugas marinhas em reabilitação por terem engolido pedaços de plástico no mar.

Publicidade
Projeto idealizado por Theo, aluno da CodeBuddy
Foto: Reprodução/CodeBuddy

“A tartaruga desliza em posições aleatórias no cenário e o jogador precisa coletar o lixo antes que ela comece a se mover. Caso ela comece a nadar, sem que o mar esteja limpo, é preciso correr contra o tempo. A vida dela depende da limpeza e agilidade de cada ser humano, ou jogador, no nosso caso”, explica Theo.

Em seguida, ele criou uma animação em que o planeta Terra fala sobre todos os danos que o ser humano está causando. “É possível evoluir sem causar danos o tempo todo. É possível reduzir a poluição e acabar com o aquecimento global, mas depende de cada um de nós”, conta.

O projeto mais recente do jovem é um jogo em que o planeta está repleto de fumaça das fábricas, e o jogador precisa limpar o mais rápido possível, reduzindo a emissão de CO2. “Minha ideia é sempre motivar o jogador a aprender sobre sustentabilidade e alternativas ecológicas. Se entendermos que a fumaça é um obstáculo para o bem do planeta, vamos começar a mudar nosso comportamento”, analisou Theo.

Theo Correia Alves Costa, aluno CodeBuddy
Foto: Arquivo Pessoal/Theo Correia Alves Costa

O desenvolvimento motor, neurológico e intelectual das crianças é impactado positivamente pelo envolvimento com a programação, que auxilia no raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e ainda insere o jovem em um cenário de preocupação com a cidadania e os problemas sociais.

Publicidade

Em outubro, a codeBuddy lançou um curso rápido chamado ‘Wayfinding: Reprogramando o Futuro’, que conta com uma grade de quatro semanas e uma carga horária de 1h30min. O objetivo é que crianças e jovens sejam capazes de identificar seus interesses e desenvolver projetos de forma autônoma e com acompanhamento individualizado.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações