Saiba mais sobre as 'pessoas do ano' escolhidas pela revista Time em 2025

A revista escolhe a personalidade do ano desde 1927 e, frequentemente, a escolha gera polêmica. Vale lembrar que a publicação já concedeu capa ao ditador e assassino Adolf Hitler

11 dez 2025 - 13h30

A revista norte-americana Time anunciou nesta quinta-feira (11) sua escolha para a Personalidade do Ano de 2025: os "arquitetos da IA" (Inteligência Artificial).

Revista Time elege as 'pessoas do ano' de 2025
Revista Time elege as 'pessoas do ano' de 2025
Foto: Perfil Brasil

Para ilustrar a relevância deste grupo, a Time divulgou uma capa na edição de 2025 que, de forma inédita, foi gerada por Inteligência Artificial. A imagem mostra executivos proeminentes do setor de tecnologia sentados em uma estrutura de aço no topo de um arranha-céu, em plena conversa. Entre os CEOs retratados estão Mark Zuckerberg (Meta), Elon Musk (Tesla, SpaceX), Sam Altman (OpenAI), Satya Nadella (Microsoft), Lisa Su (AMD) e Jensen Huang (Nvidia).

Publicidade

A criação da Time é uma referência direta à famosa fotografia de 1932, que capturou 11 operários em cima de uma viga durante a construção do Rockefeller Plaza, em Nova York, estabelecendo um paralelo entre a construção de arranha-céus na era industrial e a construção da nova era da IA.

A publicação concede o título de Personalidade do Ano desde 1927. Ao longo de sua história, a Time já concedeu capas a figuras controversas como o ditador Adolf Hitler (1938) e o líder soviético Josef Stalin (1939 e 1942). No ano anterior, o escolhido foi Donald Trump, vencedor das eleições presidenciais dos EUA.

'Pessoas do ano' escolhidas pela Time

Segundo o editor-chefe da Time, Sam Jacobs, o título concedido pela revista seria "uma forma de concentrar a atenção do mundo nas pessoas que moldam nossas vidas". Além disso, ele lembra que "neste ano, ninguém teve um impacto maior do que os indivíduos que imaginaram, projetaram e construíram a IA."

"Não faz muito tempo, o ex-engenheiro [Huang] dirigia uma empresa bem-sucedida, porém pouco conhecida, especializada em processadores gráficos para videogames. Hoje, a Nvidia é a empresa mais valiosa do mundo, graças a um quase monopólio nos chips avançados que impulsionam um boom de IA que está transformando o planeta", diz a revista.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se