Rio de Janeiro com chuva e mar agitado no fim de semana

Passagem de frente fria vira o tempo e deixa litoral em alerta

13 abr 2018 - 15h29

O tempo vai mudar radicalmente no Rio de Janeiro neste fim de semana, depois de dias de muito sol e ar seco. A segunda quinzena de abril começa com chuva forte e queda da temperatura devido a passagem de nova uma frente fria. Há chance da capital fluminense bater recorde de frio na próxima semana. Além disso, o mar vai ficar bastante agitado e há alerta para ressaca.  

Frente fria vira o tempo 

A frente fria chega ao litoral do Rio de Janeiro neste sábado (14) aumentando a nebulosidade e favorecendo o retorno da chuva. Ainda ocorrem alguns períodos de mormaço e a previsão é de chuva moderada para o Grande Rio e o sul fluminense.

Publicidade

O sol continua forte, mas já há chance de algumas pancadas de chuva com raios a partir da tarde na região serrana do estado, Região dos Lagos e norte fluminense. 

A virada total no tempo é esperada principalmente para o domingo (15) e a segunda-feira (16). A chuva será persistente por todo o litoral fluminense e a situação é de atenção para o risco de chuva forte e grandes acumulados, que poderão causar problemas como alagamentos e até deslizamentos de encostas. 

Foto: Climatempo
Foto: Julião Serrão. Maricá/RJ
 

Temperaturas amenas 

A frente fria virá acompanhada por uma forte massa polar que vai se deslocar pelo oceano. Seus ventos frios e úmidos vão soprar sobre a costa do Rio de Janeiro provocando queda nas temperaturas e a sensação de frio será percebida especialmente a partir do domingo.  

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a menor temperatura mínima desde o início do ano na cidade do Rio de Janeiro foi de 17,5ºC no Alto da Boa Vista, registrada no dia 11 de abril. A menor temperatura máxima até agora foi de 26,6ºC no Forte de Copacabana, observada no dia 08 de março.

Publicidade

Um novo recorde de tarde mais fresca de 2018, com a menor temperatura máxima, poderá ocorrer no próximo domingo. Já um novo recorde de menor temperatura do ano poderá ocorrer na quarta-feira (18) que vem, avisam os meteorologistas da Climatempo. 

Mar agitado 

O vento marítimo forte e constante vai fazer o mar subir. Grandes ondas deverão ocorrer em alto mar e chegam ao litoral do Rio de Janeiro ao longo do fim de semana e na segunda-feira. 

No domingo e na segunda-feira, há risco de ressaca nas praias do Rio de Janeiro, com ondas que podem chegar a 2 metros.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se