O que acontece com a dívida de empréstimo de quem morre? Saiba se herdeiros devem pagar

Especialista explica que não existe herança de dívida, principalmente entre famílias de baixa renda

19 abr 2024 - 17h39

Nesta semana o caso de uma mulher que levou um idoso morto a um banco para tentar sacar R$ 17 mil em empréstimo, repercutiu em todo o país. Mas diante do caso a pergunta que fica é: o que acontece com a dívida de quem morre?

Advogado fala sobre dívidas de herança de empréstimo
Advogado fala sobre dívidas de herança de empréstimo
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

O advogado Alex Ales explica que a morte não anula a obrigação do empréstimo, pois a herança responde pela dívida, dentro dos limites de valores disponíveis. Porém, na prática, como a maioria dos bancos tem seguro, dificilmente os bancos entram no inventário exigindo o valor.

Publicidade

"Em 11 anos, trabalhando com clientes de renda mediana, ainda não vi um banco acionar um inventário para exigir o valor de um empréstimo. Eu imagino que o custo jurídico para se cobrar isso dos bens do falecido seja maior do que a possibilidade de efetivamente conseguir algo na execução, ao menos nas classes de média e baixa rendas", explica ele.

Isso significa que, juridicamente, o banco tem aval para cobrar o valor da dívida da pessoa falecida por meio de herança e espólio. Porém, não existe herança de dívida e se a pessoa que morreu não deixar bens, a dívida não é paga por ninguém.

Considerando a situação do caso que ganhou repercussão nesta semana, se a mulher tivesse conseguido sacar os R$ 17 mil e o idoso não tivesse bens, ela não arcaria pelo prejuízo financeiro.

***Leia a matéria completa em

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações