No 2ª dia de guerra, tropas russas entram em Kiev

Na manhã desta sexta-feira, 25, pelo horário local, moradores registraram presença de russos na capital

25 fev 2022 - 10h49
(atualizado às 16h32)
Kiev, capital da Ucrânia, vazia após invasão russa
Kiev, capital da Ucrânia, vazia após invasão russa
Foto: Reuters

No segundo dia da guerra da Rússia contra a Ucrânia, soldados russos foram vistos pelas ruas da capital Kiev, o que mostra o interesse de Vladimir Putin no centro do poder ucraniano.

Os moradores da capital foram despertados por mais bombardeios. Um deles, inclusive, derrubou um avião russo, cujas chamas atingiram um prédio residencial. Não se sabe se o incidente deixou vítimas.

Publicidade

Veja também: a impressionante potência militar da Rússia

Na manhã desta sexta-feira, 25, pelo horário local (madrugada no Brasil), o Ministério da Defesa da Ucrânia confirmou a presença russa em bairros de Kiev. A pasta pediu ainda que os moradores que permanecem na cidade joguem coquetéis molotov nos inimigos.

Também nesta sexta-feira, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que suas forças capturaram o aeródromo estratégico de Hostomel nos arredores da capital ucraniana e desembarcaram paraquedistas na região.

E mais: KGB, esportes e conflitos: as faces de Vladimir Putin

Publicidade

A pasta disse que as Forças Armadas russas bloquearam o acesso a Kiev pelo oeste, e separatistas no leste da Ucrânia atacaram posições do Exército ucraniano com apoio do Exército russo.

Com o avanço das tropas russas pelo território da Ucrânia, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou que a capital "entrou em um nova fase, a de posicionamento defensivo, pronta para resistir também com o apoio de muitos cidadãos".

Segundo fontes do governo norte-americano, Kiev pode cair nas mãos dos russos "nos próximos dias".

* Com informações da Ansa e Reuters

Resistência da Ucrânia mata mais de mil soldados russos
Video Player
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se