URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Nível do Guaíba recua 8 cm em 24h; água para de avançar em ruas de Porto Alegre

A medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, no Cais Mauá, feita no mesmo horário na quarta-feira (8) indicava 5,12 m; nesta quinta-feira (9), às 6h15, o registro marcou 5,04 m

9 mai 2024 - 12h12

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou 8 centímetros em 24 horas, segundo medição realizada às 6h15 desta quinta-feira (9) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá.

Ebab Moinhos de Vento, que capta a água do Guaíba e leva para o tratamento na Eta Moinhos de Vento
Ebab Moinhos de Vento, que capta a água do Guaíba e leva para o tratamento na Eta Moinhos de Vento
Foto: DMAE POA/Reprodução / Perfil Brasil

A medição feita no mesmo horário na quarta-feira (8) indicava 5,12 metros. Nesta quinta, 5,04 metros: uma diferença de 8 centímetros.

Publicidade

O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul manteve em 100 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. Há outros dois óbitos sendo investigados. O estado registra 130 desaparecidos e 374 feridos.

Há 230,4 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 67,4 mil em abrigos e 163,7 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). O RS tem 425 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,476 milhão de pessoas afetadas.

Água do Guaíba recua, mas ainda causa transtornos

Mesmo com o recuo da água, o lago Guaíba segue mais de 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros. Apesar disso, a água que avançava sobre as ruas da capital gaúcha aparenta ter se estabilizado e até mesmo apresentando recuos em algumas regiões, segundo moradores que têm monitorado o nível dos alagamentos onde vivem.

No bairro Menino Deus, um dos locais que a prefeitura pediu para que fosse esvaziado pelos moradores, foram registrados novos alagamentos, em trechos das ruas Itororó e José de Alencar.

Publicidade

Uma das vias chegou a ser usada, em dias anteriores, como ponto de base para caminhões do Exército Brasileiro e ambulâncias que resgataram pacientes do Hospital Mãe de Deus.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações