UE pode ficar 'sozinha' se não assinar com Mercosul, diz Costa

Presidente do Conselho Europeu defendeu aprovação do acordo

8 dez 2025 - 07h53
(atualizado às 08h53)

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, alertou nesta segunda-feira (8) que a União Europeia arrisca ficar "sozinha no mundo" se não assinar o acordo de livre comércio com o Mercosul.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa
O presidente do Conselho Europeu, António Costa
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração chega em meio à reta final das tratativas para a assinatura do tratado, uma aposta da UE para ampliar o mercado para as empresas europeias e reforçar os laços com a América do Sul, mas que ainda enfrenta resistência dentro do bloco devido ao temor a respeito dos efeitos no setor agropecuário.

Publicidade

"Se não fizermos o acordo comercial com o Mercosul, ficaremos sozinhos no mundo. A UE não existirá no mundo se não for uma potência comercial e não for capaz de estipular acordos. Eu gostaria de dizer isso claramente agora que estou na França", afirmou Costa no congresso anual do Instituto Jacques Delors, think tank de estudos europeus com sede em Paris.

A França tem sido a principal crítica do acordo com o Mercosul na UE, porém garantias ao setor agropecuário apresentadas por Bruxelas nos últimos meses suavizaram a posição do presidente Emmanuel Macron A expectativa do Brasil é de que o pacto comercial seja assinado ainda em dezembro, durante a presidência pro tempore do país no bloco sul-americano.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se