O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, propôs uma nova rodada de negociações de paz com a Rússia para a próxima semana, enfatizando a urgência de um cessar-fogo em meio aos confrontos contínuos.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou neste sábado (19) que enviou uma proposta à Rússia para realizar uma nova rodada de negociações de paz na próxima semana.
A declaração foi feita durante pronunciamento oficial à população ucraniana, em meio aos confrontos entre as partes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Zelensky enfatizou que "o ímpeto das negociações deve ser fortalecido" e "é necessário acelerar o ritmo das conversas entre os dois países e buscar um cessar-fogo".
"Tudo deve ser feito para alcançar um cessar-fogo. O lado russo precisa parar de se esconder das decisões", declarou o líder ucraniano.
A nova proposta para negociar o fim da guerra foi enviada por Rustem Umerov, ex-ministro da Defesa da Ucrânia, que chefiou a delegação do país nas duas rodadas anteriores de diálogo com Moscou, em Istambul nos últimos cinco meses.
Hoje cedo, a Rússia continuou seus ataques massivos contra a Ucrânia, com mais de 300 drones, um dia após a União Europeia (UE) anunciar novas sanções e aumentar a pressão sobre Vladimir Putin para forçá-lo a negociar.