Ucrânia e Rússia avançam em direção a possível acordo de paz, diz Bloomberg

10 abr 2026 - 09h18

Ucrânia e Rússia ‌estão se movendo em direção a um possível acordo para acabar com a guerra, informou a Bloomberg News na sexta-feira, citando o principal assessor do presidente ucraniano, Volodymyr ⁠Zelenskiy.

Kyrylo Budanov, ex-chefe da inteligência militar da ‌Ucrânia, disse que viu progresso rumo a um acordo, mas se recusou a ‌dizer como seria um ‌possível compromisso sobre o território, um ⁠obstáculo fundamental.

Publicidade

"Nenhuma decisão final foi tomada ainda", disse ele, de acordo com a reportagem. "Mas, em princípio, todos agora entendem claramente os limites do que é aceitável. Isso é ‌um enorme progresso."

"Todos eles entendem que a guerra ‌precisa acabar. ⁠É por ⁠isso que estão negociando", afirmou Budanov em uma entrevista ⁠à Bloomberg ‌em 4 de ‌abril. "Acho que não vai demorar muito."

Budanov foi nomeado chefe do escritório de Zelenskiy em janeiro e tornou-se um importante negociador ⁠ucraniano durante as conversações intermediadas pelos EUA entre Kiev e Moscou.

O único resultado tangível de várias rodadas de negociações este ano foi a ‌troca de prisioneiros de guerra. Na última troca, em março, Ucrânia e Rússia trocaram ⁠500 prisioneiros de guerra.

Publicidade

Outra troca de prisioneiros é possível antes da Páscoa ortodoxa neste fim de semana, disseram autoridades ucranianas.

A Rússia anunciou um cessar-fogo de 32 horas durante dois dias para a Páscoa Ortodoxa, e a Ucrânia concordou em retribuir.

O Kremlin disse que o cessar-fogo entraria em vigor a partir das 16h de sábado (10h em Brasília) até a meia-noite (18h em Brasília) de domingo.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se