O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende instalar uma estátua do navegador genovês Cristóvão Colombo nos jardins da Casa Branca, em sua mais recente tentativa de remodelar o complexo presidencial e homenagear o famoso e controverso explorador europeu, A informação foi divulgada pelo Washington Post nesta quarta-feira (4), citando três fontes ligadas ao projeto.
De acordo com os relatos, todos em condição de anonimato, a obra ficará na ala sul do palácio e será a reconstrução de uma estátua do personagem histórico inaugurada em Baltimore pelo então presidente Ronald Reagan na década de 1980 e jogada no porto da cidade por manifestantes em 2020, em meio a uma onda de protestos raciais que varreu o país.
Segundo a reportagem, um grupo de empresários e políticos ítalo-americanos, em colaboração com escultores locais, recuperou os fragmentos destruídos e reconstruiu a estátua com o apoio financeiro de instituições de caridade locais e verbas federais. Ela deverá ser entregue ao governo Trump nas próximas semanas.
A Casa Branca se recusou a comentar os planos, mas elogiou o explorador do século 15.
"Nesta Casa Branca, Cristóvão Colombo é um herói. E ele continuará sendo homenageado como tal pelo presidente Trump", disse o porta-voz Davis Ingle em comunicado.
Colombo (1451-1506) entrou para a história como o primeiro europeu a liderar uma expedição que desembarcou no continente americano, em 1492. A missão, financiada pela Coroa Espanhola, deu início à colonização das Américas.