Trump cancela presença em memorial da Primeira Guerra por causa da chuva

10 nov 2018 - 17h52

O presidente Donald Trump não compareceu neste sábado a uma comemoração na França para soldados americanos e fuzileiros mortos durante a Primeira Guerra Mundial porque a chuva impossibilitou o transporte, informou a Casa Branca. 

O cancelamento de última hora motivou críticas nas redes sociais e de alguns oficiais no Reino Unido e nos Estados Unidos de que Trump "desonrou" os soldados americanos. 

Publicidade

O presidente deveria prestar suas homenagens na cerimônia no cemitério Aisne-Marne, em Belleau, cerca de 85 quilômetros ao leste de Paris, com sua esposa Melania. Mas uma chuva leve, porém constante, e nuvens baixas impediram que o seu helicóptero voasse ao local. 

"(A presença deles) foi cancelada por dificuldades de agenda e logísticas, causadas pelo clima", informou a Casa Branca em comunicado, acrescentando que uma delegação liderada pelo chefe de gabinete John Kelly, general aposentado, compareceu no lugar do presidente. 

A decisão motivou críticas duras no Twitter, com Nicholas Somaes, um membro do parlamento britânico que é neto do ex-primeiro ministro Wiston Churchill, dizendo que Trump estava desonrando os soldados americanos. 

"Eles morreram de frente com o inimigo, e esse patético e inadequado @realDonaldTrump não pode nem desafiar o tempo para demonstrar o seu respeito com os mortos", escreveu Soames no Twitter. 

Publicidade

Oficiais da Casa Branca disseram que a decisão foi tomada com base no clima e citaram preocupações com a segurança do presidente, caso apressadamente organizassem o transporte de carro.

Preocupações similares impediram Trump de ir à zona desmilitarizada entre as Coreias do Norte e do Sul, um ano atrás, quando a neblina impediu seu helicóptero de pousar.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se