Donald Trump anunciou uma tarifa de 35% sobre importações do Canadá, parte de uma política tarifária que já notificou 23 países e deve incluir a União Europeia em breve.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 35% sobre a importação de produtos do Canadá. Nesta quinta-feira, 10, ele enviou uma carta ao primeiro-ministro do país, Mark Carney. O republicano começou a notificar países na segunda-feira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Em vez de cooperar com os Estados Unidos, o Canadá retaliou com suas próprias tarifas. A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Canadá uma tarifa de 35% sobre produtos canadenses enviados para os Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais”, escreveu Trump em sua rede social, a “Truth Social”.
Ele disse ainda que, se o país cooperar em interromper o fluxo de Fentanil, um tipo de opioide, "talvez" irá considerar um ajuste na carta.
Até o momento, 23 nações já foram notificadas com as tarifas, que variam entre 20% e 50%, e passam a valer a partir do mês que vem. O Brasil recebeu o número mais alto. A expectativa é que novos documentos sejam enviados nos próximos dias.
À emissora norte-americana NBC News, Trump informou que a União Europeia será notificada até amanhã.
Veja a carta enviada por Trump à Mark Carney
"É uma grande honra para mim enviar-lhe esta carta, pois ela demonstra a força e o compromisso do nosso Relacionamento Comercial, e o fato de que os Estados Unidos da América concordaram em continuar cooperando com o Canadá, apesar de o Canadá ter retaliado financeiramente contra os Estados Unidos. Como o senhor deve se lembrar, os Estados Unidos impuseram Tarifas ao Canadá para lidar com a crise nacional de Fentanil, causada, em parte, pela falha do Canadá em impedir que drogas entrassem em nosso país. Em vez de trabalhar com os Estados Unidos, o Canadá retaliou com suas próprias Tarifas. A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Canadá uma Tarifa de 35% sobre produtos canadenses enviados aos Estados Unidos, separada de todas as Tarifas Setoriais. Bens transbordados para evadir essa Tarifa mais alta estarão sujeitos a essa Tarifa mais alta. Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Canadá, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos todo o possível para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas.
Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas Tarifas, então, seja qual for o número que escolher para aumentá-las, será adicionado aos 35% que cobramos.
Além disso, devo mencionar que o fluxo de Fentanil está longe de ser o único desafio que temos com o Canadá, que possui muitas Políticas Tarifárias e Não Tarifárias e Barreiras Comerciais, que causam Déficits Comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. O Canadá cobra Tarifas extraordinárias dos nossos Produtores de Laticínios — até 400% — e isso mesmo considerando que nossos Produtores de Laticínios tenham acesso para vender seus produtos ao povo do Canadá. O Déficit Comercial é uma grande ameaça à nossa Economia e, de fato, à nossa Segurança Nacional!
Se o Canadá trabalhar comigo para interromper o fluxo de Fentanil, nós talvez, quem sabe, consideremos um ajuste nesta carta. Essas Tarifas poderão ser modificadas, para mais ou para menos, dependendo do nosso relacionamento com seu país. Você nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América.