Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, divulgou a primeira imagem de Nicolás Maduro preso. O chefe de Estado venezuelano foi capturado na madrugada deste sábado, 3, durante um ataque aéreo norte-americano ao país.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A imagem foi postada pelo republicano na rede social Truth Social. "Nicolás Maduro a bordo do USS Iwo Jima", escreveu na publicação. Maduro aparece vestindo moletons, com os olhos vendados e os pulsos algemados, enquanto segura uma garrafa de água.
O ataque promovido pelos Estados Unidos à Venezuela culminou também na captura da esposa do ditador, Cilia Flores. O bombardeio aéreo ocorreu em pontos de Caracas, capital da Venezuela, e também nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, a partir das 2h (6h de Brasília). O Fuerte Tiuna, o maior complexo militar do país e sede do Ministério da Defesa, foi visto em chamas em chamas após os ataques.
A captura do casal também foi confirmada por Trump nas primeiras horas do dia, na Truth Social. "Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea. Essa operação foi realizada em conjunto com forças de aplicação da lei dos Estados Unidos."
Nas redes sociais, é possível encontrar vídeos que mostram helicópteros das Forças de Operações Especiais dos EUA sobrevoando a capital venezuelana, enquanto múltiplas explosões são vistas na cidade. As aeronaves seriam CH-47G Chinook, projetados para operações secretas.
O governo da Venezuela confirmou que as explosões ocorreram nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, além de Caracas. O país decretou estado de emergência devido à “ofensiva imperialista” dos EUA e mobilizou as forças de defesa. Ainda não há informações sobre mortos e feridos.