Trump anuncia ataque dos EUA a instalações nucleares do Irã

Segundo o republicano, três instalações nucleares no Irã sofreram um ataque "muito bem sucedido" neste sábado, 21

21 jun 2025 - 21h14
(atualizado às 22h14)
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Foto: Demetrius Freeman/The Washington Post via Getty Images

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, confirmou que o país atacou o Irã neste sábado, 21. Com a ofensiva, a potência norte-americana entra no meio da guerra entre Irã e Israel.

O republicano afirmou que foi um ataque "muito bem-sucedido" e que, no momento, todos os aviões norte-americanos já estão fora do espaço aéreo iraniano. O anúncio foi feito em publicação no perfil de Trump na rede social Truth Social, às 20h50 [horário de Brasília].

Publicidade

Conforme Trump descreveu, foram três locais atingidos nesta noite, sendo dois os principais centros de enriquecimento de urânio do Irã. No caso, a instalação subterrânea de Fordow e a usina de enriquecimento maior em Natanz, que foi atacada por Israel há alguns dias. 

Já o terceiro local fica perto da cidade antiga de Isfahan. Acredita-se que o Irã guarda seu urânio enriquecido próximo ao grau de bomba nesse local.

"Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora da paz! Obrigado pela atenção a este assunto”, disse o republicano.

Trump afirmou que fará um discurso à nação sobre a operação militar em questão às 22 horas, no horário local [23h no horário de Brasília]. 

Publicidade

"Este é um momento histórico para os Estados Unidos da América, Israel e o mundo. O Irã deve agora concordar em acabar com esta guerra", complementou Trump.

Campanha prolongada

Na sexta-feira, 20, o chefe das forças armadas de Israel, Eyal Zamir, havia alertado que o país se prepara para uma "campanha prolongada" contra o Irã, em ofensiva que se prolonga pela segunda semana. 

"Embarcamos na campanha mais complexa de nossa história para eliminar uma ameaça de tal magnitude, contra um inimigo como esse. Devemos estar prontos para uma campanha prolongada", disse Zamir em uma declaração em vídeo.

Ainda na sexta, do outro lado, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que estava disposto a "considerar" um retorno à diplomacia apenas se Israel interrompesse seus ataques. A declaração foi dada após reunião com líderes europeus. 

Publicidade

Trump tinha questionado a eficácia das ações dos europeus. "É improvável que os europeus consigam ajudar a acabar com a guerra entre Irã e Israel", afirmou o republicano à imprensa. Além disso, ele pontuou ser "difícil" pedir aos israelenses que interrompam os ataques.

Segundo Trump, mesmo que sem apresentar provas concretas, o Irã estava “a semanas ou meses de conseguir uma bomba atômica”. Na ocasião, o político garantiu que o envio de tropas terrestres ao Oriente Médio era a sua última opção.

*Com informações do Estadão Conteúdo, Deutsche Welle e Ansa

Israel ataca bases militares e instalações nucleares do Irã
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se