Transcrição mostra que enviada dos EUA à Ucrânia se sentiu ameaçada por comentário de Trump

4 nov 2019 - 17h53

Dispensada do papel de embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, Marie Yovanovitch disse ao inquérito de impeachment do presidente Donald Trump que se sentiu ameaçada quando Trump a descreveu ao líder ucraniano como "má notícia", de acordo com a transcrição de seu depoimento, divulgada nesta segunda-feira.

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia Marie Yovanovitch chega para depor em audiência na Câmara dos Deputados em outubro
11/10/2019
REUTERS/Jonathan Ernst
Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia Marie Yovanovitch chega para depor em audiência na Câmara dos Deputados em outubro 11/10/2019 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

"Fiquei muito preocupada", disse ela no depoimento de 11 de outubro à Câmara dos Deputados controlada pelos democratas. "Ainda estou", acrescentou. Quando lhe perguntaram se ela se sentia ameaçada, Yovanovitch disse que sim, segundo a transcrição.

Publicidade

A investigação sobre o presidente republicano se concentra em uma conversa telefônica de 25 de julho na qual Trump pediu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, para investigar seu rival político Joe Biden, ex-vice-presidente que disputa a indicação do Partido Democrata para enfrentá-lo na eleição de novembro de 2020.

Um sumário da conversa divulgado anteriormente pela Casa Branca mostrou que Trump disse a Zelenskiy que a embaixadora era "má notícia" e que iria "passar por algumas coisas". Trump negou qualquer irregularidade e sustentou que a conversa com Zelenskiy foi "perfeita", acusando democratas de visá-lo injustamente para reverter sua vitória de 2016.

Em seu depoimento, parte do qual já havia sido vazada à mídia, Yovanovitch também disse aos parlamentares que ficou "chocada" por Trump falar repetidamente no telefonema sobre ela ou qualquer embaixador daquela maneira a uma autoridade estrangeira.

A transcrição de uma entrevista com Michael McKinley, ex-conselheiro sênior do secretário de Estado, Mike Pompeo, também foi divulgada por comitês da Câmara nesta segunda-feira.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações