Sabotadores danificaram a infraestrutura ferroviária perto da cidade de Bolonha, no norte da Itália, na manhã deste sábado, interrompendo as viagens de trem no primeiro dia completo dos Jogos Olímpicos de Inverno, informou o Ministério dos Transportes.
A polícia relatou três incidentes separados em locais diferentes, que causaram atrasos de até duas horas e meia nos serviços de alta velocidade, intermunicipais e regionais.
O ministério classificou o ato como "sabotagem grave", acrescentando que ele ecoou o dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, quando sabotadores atacaram a rede ferroviária de alta velocidade TGV da França, causando caos nas viagens.
"Essas ações de gravidade sem precedentes não mancham de forma alguma a imagem da Itália no mundo, uma imagem que os Jogos tornarão ainda mais atraente e positiva", disse o ministério, chefiado pelo vice-primeiro-ministro Matteo Salvini.
A ferrovia estatal Ferrovie dello Stato (FS) teve que fechar temporariamente sua estação de alta velocidade em Bolonha, mas o tráfego estava lentamente voltando ao normal na tarde deste sábado, disse o ministério.
A polícia informou que uma cabine que abrigava uma chave de via férrea foi incendiada antes do amanhecer perto da cidade de Pesaro, na costa do Mar Adriático. Várias horas depois, cabos elétricos usados para detectar a velocidade dos trens foram encontrados cortados em Bolonha, enquanto um dispositivo explosivo rudimentar foi descoberto em uma trilha em um local próximo.
Uma porta-voz disse que ninguém assumiu a responsabilidade pelos incidentes, que parecem ter sido coordenados.
Bolonha é um importante entroncamento das linhas ferroviárias leste-oeste da Itália e também é o principal centro que liga o sul às cidades do norte, como Milão e Veneza.
Milão é sede dos Jogos de Inverno juntamente com Cortina, que pode ser alcançada de trem a partir de Veneza.