Um café de Ruanda, pequeno país da África Subsaariana, conquistou o troféu "Best of the Best" ("Melhor dos Melhores") no 10º Prêmio Internacional Ernesto Illy, concurso que celebra todos os anos a excelência e a sustentabilidade na cafeicultura e que homenageia o filho do fundador da empresa italiana illycaffè.
A cerimônia foi realizada no Palácio Colonna, em Roma, e premiou o produtor ruandês Ngamba Coffee Washing Station - Sucafina S.A., representado por Emmanuel Akiba, pela extraordinária qualidade e sustentabilidade de seu café, que incorpora da melhor forma as características de sabor que a illy busca em suas diversas origens, inclusive no Brasil.
Além disso, El Salvador faturou pela primeira vez o troféu "Coffee Lover's Choice", concedido com base na avaliação dos próprios consumidores, com a Finca Villa Mercedes, da Agroindustrial Yaya, de Juan José Herrera, confirmando o crescente apreço internacional pelos grãos do país.
"O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy representa uma referência para a promoção da qualidade, da transparência e da sustentabilidade na produção de café", explica Andrea Illy, presidente da illycaffè.
"O reconhecimento concedido aos vencedores tem um impacto significativo nas comunidades locais, oferecendo visibilidade global aos produtores e incentivando a adoção de práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente e as pessoas. Em um setor onde a qualidade é fruto de paixão, tradição e inovação, o prêmio confirma seu papel como ferramenta fundamental para apoiar o crescimento e a competitividade dos produtores nos mercados internacionais", acrescentou.
Finalistas do Prêmio Internacional Ernesto Illy na sede da FAO, em RomaO júri técnico da edição de 2025, composto por especialistas de renome internacional - os técnicos Carolina Castañeda, Matilde Maria Montero e Philip Schluter, os chefs embaixadores da illy Francesco Apreda, Caterina Ceraudo e Matteo Metullio, e os jornalistas Luis Manuel Blasco Alis, Pierre de Gasquet e Adriano Sack - selecionou os melhores entre os melhores, avaliando as amostras concorrentes de acordo com critérios rigorosos de qualidade, aroma e sustentabilidade.
Uma novidade deste ano foi o júri de consumidores, que se reuniu pela primeira vez nos lounges da ITA Airways em Roma, da qual a illycaffè é parceira, para decidir o prêmio Coffee Lover's Choice.
Já a cerimônia de premiação contou com a presença de representantes da cadeia global do café e figuras institucionais, tendo como convidado de honra o cineasta Francis Ford Coppola, que interagiu com personalidades conhecidas da indústria do entretenimento, como os atores italianos Claudia Gerini e Alessandro Borghi.
Antes do evento, os 27 finalistas de 2025 tiveram uma audiência com o papa Leão XIV no Vaticano e participaram uma reunião na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), onde especialistas internacionais debateram temas como agricultura regenerativa e inteligência artificial, considerados alavancas estratégicas para enfrentar a crise sistêmica que o setor cafeeiro enfrenta.
Francis Ford Coppola participou de cerimônia de premiação