A lendária Rota 66, com mais de 3,7 mil quilômetros de extensão e que corta o interior dos Estados Unidos, completará 100 anos em 11 de novembro de 2026. O país, contudo, já se prepara para homenagear a chamada "Estrada Mãe", símbolo de liberdade e a primeira grande rota de fuga para o oeste durante o período da Grande Depressão.
A rodovia, integrante do U.S. Highway System e que passa nas proximidades do Grand Canyon, tem forte presença nas redes sociais e na cultura popular. No entanto, sua importância foi consolidada ao longo do tempo na literatura e nas artes, por meio de pinturas, romances, filmes e músicas.
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, as viagens de carro estão entre as três experiências turísticas que mais atraem visitantes internacionais ao país. Entre as estradas mais procuradas está a Rota 66, especialmente por atravessar oito estados americanos.
A famosa rodovia começa em Chicago, no estado de Illinois, onde é possível visitar o Hall da Fama da Rota 66, o Museu de Pontiac e o maior mural dedicado à icônica placa da estrada. O Missouri, por sua vez, reúne diversas curiosidades únicas, como a maior cadeira de balanço do mundo.
O trecho de Oklahoma é conhecido pelo museu localizado em Clinton, que conta a história da Rota 66, e pela famosa Baleia Azul de Catoosa, atualmente em reforma para as celebrações do centenário. Já em Luther, os viajantes encontram o Threatt Filling Station, um posto de gasolina construído em 1915 que se tornou um importante marco para os afro-americanos.
Outro ponto emblemático da Rota 66 está em Amarillo, no Texas, onde fica o famoso Cadillac Ranch, uma renomada instalação de arte a céu aberto. Em Santa Rosa, no Novo México, destaca-se o Museu Automobilístico da Rota 66, que exibe uma coleção de carros clássicos e objetos históricos.
Entre tantas atrações, a estrada termina na Califórnia, no icônico Píer de Santa Monica, que abriga um parque de diversões com vista para o oceano. O local conta com uma placa que traz a inscrição "Fim da Trilha", sendo um dos pontos mais fotografados da cidade, com vistas deslumbrantes do litoral.
Pensando nas comemorações do centenário da Rota 66, o Novo México inaugurará em breve, em Albuquerque, uma instalação multifuncional de 2.323 metros quadrados. O espaço abrigará uma coleção de letreiros de neon, além de um museu, anfiteatro, sala de conferências, loja de presentes e áreas destinadas a eventos e mercados ao ar livre. .