Restaurante na Espanha que faz apologia à máfia muda de nome após disputa com Itália

Órgão entendeu que denominação era 'contrária à ordem pública e à moral'

23 abr 2026 - 12h57
(atualizado às 14h11)

A rede espanhola de restaurantes "La Mafia se Sienta a la Mesa" (A Máfia Senta-se à Mesa) vai ter de mudar de nome após uma disputa movida pelas autoridades da Itália.

Restaurante 'La Mafia' conta com cerca de 90 unidades na Espanha e em Portugal
Restaurante 'La Mafia' conta com cerca de 90 unidades na Espanha e em Portugal
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida é resultado de uma decisão do Escritório de Patentes e Marcas da Espanha, que atendeu a um pedido da Embaixada de Roma em Madri e determinou que a referência a uma organização criminosa é "contrária à ordem pública e à moral".

Publicidade

Com isso, a rede criada há 25 anos, em Zaragoza, decidiu alterar o nome de seus aproximadamente 90 restaurantes para "La Famiglia se Sienta a la Mesa" (A Família Senta-se à Mesa).

O fundador e CEO da marca, Javier Floristan, anunciou que o rebranding será concluído até o fim de maio, com a atualização gradual de fachadas, cardápios e canais digitais.

Segundo Floristan, o novo nome busca refletir "a essência" da rede, afastando-se de uma polêmica que "não representa" a identidade da marca. Ele explicou que a mudança vem sendo preparada há cerca de um ano e meio, com o envolvimento de funcionários e franqueados, além da avaliação de mais de 800 possíveis denominações.

A nova identidade visual será apresentada no dia 5 de maio, durante uma convenção da empresa em Zaragoza. O grupo, que também opera outras duas redes, registrou em 2024 um faturamento de 135 milhões de euros e prevê abrir 30 novas unidades em 2026.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se