Reino Unido e Japão reforçam parceria de defesa após críticas à aproximação com a China

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou neste sábado (31) que chegou a um acordo com a premiê japonesa, Sanae Takaichi, para fortalecer a parceria de defesa e segurança entre os dois países. O anúncio acontece um dia após uma visita à China que terminou em meio a críticas de Donald Trump.

31 jan 2026 - 12h52

"Deixamos claro que priorizamos o aprofundamento de nossa parceria nos próximos anos", disse Keir Starmer ao lado de Sanae Takaichi, em Tóquio.

"Isso inclui trabalhar juntos para fortalecer nossa segurança coletiva, na área euro-atlântica e na região do Indo-Pacífico", acrescentou.

Publicidade

Na pauta entre os dois líderes está a cooperação para uma região do Indo-Pacífico livre e aberta, bem como a situação no Oriente Médio e na Ucrânia, segundo afirmou Takaichi neste sábado.

Ela especificou que Londres e Tóquio concordaram em realizar uma reunião ainda este ano entre seus ministros da Defesa e das Relações Exteriores.

Sobre a questão da segurança econômica, Keir Starmer e Sanae Takaichi também concordaram quanto à necessidade de cooperação entre países com interesses semelhantes para fortalecer as cadeias de suprimentos, particularmente para elementos de terras raras, afirmou a primeira-ministra japonesa.

Reino Unido busca estreitar laços com a China

Esta visita de um dia de Keir Starmer ao Japão ocorre após uma visita de quatro dias à China.

Publicidade

Na quinta-feira, Starmer se reuniu com altos funcionários chineses, incluindo o presidente Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Qiang.

Na ocasião, ambos os lados enfatizaram a necessidade de laços mais estreitos. O primeiro-ministro britânico assinou uma série de acordos na China: Downing Street anunciou que Pequim concordou em isentar de visto os cidadãos britânicos que viajam à China para estadias de menos de 30 dias, embora Starmer tenha reconhecido que nenhuma data de vigência foi definida ainda.

Keir Starmer minimizou essas declarações, observando que Donald Trump também deve visitar a China nos próximos meses.

Com AFP

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações