Putin cita chance de acordo de paz, mas diz que alerta ucraniano sobre aviação dificulta negociação

3 set 2026 - 08h09
(atualizado às 08h26)
Resumo
Vladimir Putin afirmou que há chances de um acordo de paz com a Ucrânia, mediado por países como EUA e China, mas acusou Kiev de dificultar o diálogo com supostos atos de terrorismo contra a navegação e a aviação civil russa. Volodymyr Zelenskiy negou mirar civis, alegando focar apenas em alvos militares ao alertar sobre os riscos no espaço aéreo russo. Em meio ao impasse e a ataques mútuos, Putin destacou que mantém contatos com Donald Trump para buscar uma solução e reatar laços bilaterais.

O presidente russo, Vladimir ‌Putin, afirmou na quinta-feira que há possibilidade de se chegar a um acordo de paz para pôr fim à guerra na Ucrânia, mas que retomar as negociações estava mais difícil devido aos ataques ucranianos à navegação e ao apelo de Kiev para que aeronaves civis evitassem o espaço aéreo ⁠russo.

Putin disse que vários países, incluindo EUA e China, estão dispostos a apoiar ‌um acordo de paz.

Publicidade

"No fim das contas, porém, o problema precisa ser resolvido pelos países envolvidos no conflito — a Rússia e a Ucrânia", disse ‌ele em um fórum econômico no Extremo Oriente ‌russo. "Somos gratos a todos que tentam contribuir para um acordo. Existe ⁠uma possibilidade? Na minha opinião, sim, existe."

Mas, em resposta a uma pergunta, ele declarou que os ataques ucranianos a navios mercantes civis e as "ameaças relatadas de ataques a aeronaves civis" são "atos de terrorismo de Estado", o que, segundo ele, "complica as perspectivas para negociações bilaterais de paz".

O presidente ucraniano, Volodymyr ‌Zelenskiy, alertou as companhias aéreas e seguradoras nesta semana que a presença de ‌drones ucranianos havia tornado o ⁠espaço aéreo russo ⁠perigoso, embora tenha afirmado que a Ucrânia teria como alvo apenas instalações militares russas ⁠e não ameaçaria aeronaves civis.

Na quarta-feira, ‌a Ucrânia instou a agência ‌de aviação da ONU a solicitar aos membros que proibissem operações no espaço aéreo russo. A Ucrânia está isolada da aviação civil internacional porque seu próprio espaço aéreo é considerado inseguro desde a invasão russa ⁠em 2022.

Publicidade

Após 4 anos e meio de guerra, a linha de frente permaneceu praticamente estática e nenhuma negociação de paz ocorreu desde fevereiro. Cada lado intensificou os ataques aéreos de longo alcance no interior do território adversário, enquanto a guerra no mar ‌se agravou drasticamente com ataques de ambos os lados a portos e à navegação comercial.

Putin afirmou que a Rússia continua mantendo contatos com o governo ⁠do presidente dos EUA, Donald Trump, que tem buscado intermediar um acordo de paz na Ucrânia.

"Somos a favor do restabelecimento de relações plenas com os Estados Unidos. No entanto, isso não depende apenas de nós; depende do lado norte-americano. Mas, pelo que entendo, percebo e observo, o presidente Trump está comprometido com esse envolvimento positivo e construtivo", disse ele.

Os contatos estavam ocorrendo entre as agências de inteligência dos dois países e por meio dos enviados de Trump, afirmou. O chefe da CIA, John Ratcliffe, se reuniu com chefes dos serviços de inteligência russos em Moscou na semana passada, mas nenhum dos lados revelou o que foi discutido.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se