Putin afirma que não busca rendição da Ucrânia

Presidente russo diz desejar que Kiev reconheça a realidade

20 jun 2025 - 13h18
(atualizado às 13h45)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta sexta-feira (20) que não busca a rendição da Ucrânia, mas deseja que o país reconheça a realidade da situação no campo de batalha.

Presidente russo diz desejar que Kiev reconheça a realidade no campo de batalha
Presidente russo diz desejar que Kiev reconheça a realidade no campo de batalha
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O mandatário, que participou de um fórum econômico internacional em São Petersburgo, acrescentou que russos e ucranianos formam um único povo.

Publicidade

"Não estamos buscando a capitulação da Ucrânia, mas insistindo que ela reconheça a realidade que emergiu na prática no campo. Russos e ucranianos são um só povo e, nesse sentido, toda a Ucrânia é nossa", disse Putin.

Ainda sobre o conflito no leste europeu, o líder russo não descartou a possibilidade de suas tropas capturarem a cidade de Sumy, enquanto avançam para criar uma zona de segurança para impedir bombardeios ucranianos.

Putin também falou brevemente sobre o conflito travado entre israelenses e iranianos. O presidente disse esperar que as declarações de líderes estrangeiros sobre a possibilidade de assassinar Ali Khamenei, líder supremo do Irã, sejam "puramente retóricas". 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se