Presidente do Fórum de Davos renuncia por ligação com Epstein

Segundo documentos, Brende e pedófilo se reuniram e trocaram mensagens

26 fev 2026 - 09h06
(atualizado às 10h47)

O presidente e CEO do Fórum Econômico Mundial de Davos, Borge Brende, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (26), após seu nome ter sido ligado ao pedófilo Jeffrey Epstein, falecido em 2019.

Borge Brende anuncia demissão por envolvimento no escândalo Epstein
Borge Brende anuncia demissão por envolvimento no escândalo Epstein
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As informações são da Reuters, que destacou que a decisão ocorre algumas semanas depois de Davos ter iniciado uma investigação independente sobre as relações do dirigente com o criminoso.

Publicidade

Brende, que chegou à presidência do fórum em 2017, se demitiu após documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelarem que o norueguês teve três jantares de negócios com Epstein e também se comunicou com o financista por e-mail e mensagem de texto.

"Após cuidadosa reflexão, decidi renunciar ao cargo de presidente e CEO do Fórum Econômico Mundial. Meu tempo aqui, ao longo de oito anos e meio, foi profundamente gratificante. Acredito que agora é o momento certo para o fórum continuar seu importante trabalho sem distrações", disse Brende, sem citar Epstein.

Em uma declaração separada, Andre Hoffmann e Larry Fink, copresidentes do evento em Davos, disseram que a investigação independente conduzida por consultores externos sobre os laços de Brende com Epstein havia sido concluída.

Segundo a Reuters, as conclusões confirmaram que "não havia preocupações adicionais além daquelas que já tinham sido divulgadas".

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se