Presidente das Filipinas questiona chefe de agência de direitos humanos: "Você é pedófilo?"

17 set 2017 - 17h09

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, provocou o chefe da Comissão de Direitos Humanos (CHR) no sábado, perguntando se ele era pedófilo devido a seu foco na matança de adolescentes na sangrenta guerra do governo contra as drogas.

Duterte também sugeriu a parlamentares que a proposta de orçamento da CHR de 678 milhões de pesos filipinos (13,2 milhões de dólares) poderia ser usado para equipar a polícia com câmeras vestíveis se os parlamentares preferissem não restaurar o financiamento da agência, com a qual tem repetidamente batido de frente em sua campanha antidrogas.

Publicidade

A CHR pediu um orçamento de 1,72 bilhão de pesos para 2018, mas o governo propôs 678 milhões em vez disso. Os aliados de Duterte na Câmara dos Deputados votaram para alocar somente mil pesos (20 dólares), no que os críticos da guerra contra as drogas dizem ser uma retaliação contra os esforços da CHR para investigar milhares de mortes nos últimos 15 meses, incluindo a de dois adolescentes em agosto.

"Por que este cara está tão pré... sufocado com o problema dos jovens, especialmente garotos? Você é um pedófilo?", questionou Duterte, referindo-se ao chefe da CHR, Chito Gascon.

"Por que você está tão afetado com os adolescentes? Você é? Tenho minhas dúvidas. Você é gay ou pedófilo?", perguntou.

A porta-voz da CHR, Jacqueline de Guia, disse que as observações do presidente desviam a atenção pública de um crítico problema de direitos humanos no país.

Publicidade

"Essas observações não mostram respeito pela dignidade de outros. O público deve compreender que a morte de crianças diz respeito a todos, uma vez que são especialmente vulneráveis e precisam da proteção do Estado", disse De Guia à Reuters, por mensagem enviada pelo celular.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações