Portugal desampara trabalhadores sazonais e informais durante pandemia

5 mai 2020 - 11h00

Fátima, de 57 anos, estava no meio de um curso para desempregados de longa data em um centro de empregos de Lisboa, ganhando cerca de 10 euros por dia com a venda de joias e bugigangas em barracas de rua e centros comunitários para pagar as contas, quando a pandemia de coronavírus chegou.

Pessoas com máscaras de proteção em ponto de ônibus em Lisboa
04/05/2020 REUTERS/Rafael Marchante
Pessoas com máscaras de proteção em ponto de ônibus em Lisboa 04/05/2020 REUTERS/Rafael Marchante
Foto: Reuters

"Estou tão envergonhada de estar aqui", disse ela à Reuters ao receber sua refeição diária na Comunidade Vida e Paz, uma organização que oferece alimento para os necessitados todas as noites.

Publicidade

"Sem esta pandemia, eu jamais teria pensado nisso. Mas não estou ganhando um centavo."

Como dezenas de milhares de trabalhadores sazonais, imigrantes ou sem documentos atingidos duramente pelo surto em Portugal, Fátima não está sendo amparada pela rede de segurança social do governo.

Eles não têm os contratos e contracheques necessários para pedir seguro.

Embora o desemprego tenha aumentado 9% em março, o gasto com seguro-desemprego diminuiu 7,1 milhões de euros em março de 2019 e os pedidos de seguro-desemprego caíram 2,4%, indicando que as pessoas estão ficando de fora do sistema.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se