Polícia evacua dois acampamentos de migrantes em Paris

Medida faz parte da decisão do governo de retomar controle

7 nov 2019 - 10h52
(atualizado às 11h02)

A polícia francesa desmantelou nesta quinta-feira (7) dois acampamentos de migrantes localizados ao norte de Paris e provocou a evacuação de pelo menos 1,6 mil pessoas.

Polícia evacua dois acampamentos de migrantes em Paris
Polícia evacua dois acampamentos de migrantes em Paris
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    A decisão foi tomada um dia depois que o ministro do Interior da França, Christophe Castaner anunciou um controverso pacote de medidas para recuperar o controle da imigração. Ontem (6), o político afirmou ter assumido "o compromisso" de esvaziar os campos no nordeste da capital do país europeu "até o final do ano". A operação contou com cerca de 600 policiais e afetou os migrantes que viviam em barracas improvisadas. Todos foram levados para centros de acolhimento.

Publicidade

    De acordo com as autoridades francesas, a ação já faz parte da implementação do plano do governo e outras evacuações serão realizadas porque é algo que se tornou "incontrolável".

    Além disso, a polícia ficará presente na região para impedir a criação de novos campos.

    Apesar da decisão, Castaner prometeu, durante coletiva de imprensa, que analisará a situação de cada um dos migrantes, ressaltando o desejo do governo de Emmanuel Macron de acolher os refugiados. "Há homens e mulheres que aguardam a resposta do pedido de asilo. Para isso, temos locais que dobramos de quantidade desde 2015. Eles serão mais de 100 mil até o fim deste ano", explicou à France Info.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se