Petição pede que mulheres tenham direito ao voto em Sínodo

Sínodo 2018, que tem os jovens como tema, acontece até dia 28

15 out 2018 - 19h29
(atualizado às 19h35)

Pelo menos 10 organizações lançaram uma petição online pedindo autorização ao Vaticano para que sete líderes religiosas tenham direito ao voto no Sínodo dos Bispos. "Como o Papa Francisco pede uma presença feminina mais incisiva na Igreja, ao mesmo tempo que chama o Sínodo de instrumento adequado para dar voz a todo o povo de Deus, pedimos que tragam as mulheres para as tomadas de decisão significativas em todos os órgãos da Igreja, incluindo no Sínodo", disse a petição.

Petição pede que mulheres tenham direito ao voto em Sínodo
Petição pede que mulheres tenham direito ao voto em Sínodo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    A iniciativa é promovida por algumas organizações internacionais que durante anos foram comprometidas com a igualdade de gênero na Igreja. Entre as instituições que coordenam a petição estão as Mulheres Católicas Falam, Mulheres da Igreja, Conferência de Ordenação de Mulheres, Ordenação de Mulheres no Mundo, entre outras.

Publicidade

    Até o momento, o documento já coletou 4500 assinaturas. Os organizadores planejam entregá-lo aos bispos, cardeais e todos os membros votantes do Sínodo a partir de 18 de outubro.

    A petição ainda observou que o Sínodo de 2015 sobre a família e o Sínodo deste ano incluem membros votantes não-ordenados que são homens religiosos. "Se os superiores religiosos homens que não foram ordenados podem votar, as líderes religiosas que não foram ordenadas também devem votar", acrescentou o texto.

    O Sínodo 2018, que tem os jovens como tema, acontece até 28 de outubro.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações