Pelo menos 30.000 pessoas ficam deslocadas no Líbano, dizem agências da ONU

3 mar 2026 - 09h17

Pelo menos 30.000 pessoas deslocadas buscaram proteção em abrigos no Líbano desde que as hostilidades entre Israel e o Hezbollah se intensificaram esta semana, informou a agência das Nações Unidas para refugiados na terça-feira, ⁠enquanto se espera que muitas outras se juntem ‌a elas.

Os militares israelenses têm realizado ataques aéreos em todo o Líbano desde segunda-feira, depois que o ‌Hezbollah disparou foguetes contra Israel ‌no domingo à noite, em reação aos ⁠ataques dos EUA e de Israel contra o Irã.

Publicidade

"Estimativas conservadoras sugerem que quase 30.000 pessoas foram acolhidas e registradas em abrigos coletivos", disse o porta-voz do Acnur Babar Baloch.

"Muitos outros dormiram em seus carros à ‌beira das estradas ou ainda estavam presos em engarrafamentos", ‌acrescentou.

O número de ⁠pessoas deslocadas ⁠aumentará muito mais, e até agora 21 abrigos foram abertos pelo ⁠governo libanês, afirmou ‌o Programa Mundial de ‌Alimentos da ONU.

Também houve um aumento no número de refugiados sírios que se mudaram do Líbano de volta para a Síria, disse o Acnur, ⁠acrescentando que estava implementando um plano de contingência para o caso de um possível influxo adicional.

Publicidade

O Líbano tem a maior concentração de refugiados per capita do mundo, abrigando cerca ‌de 1,5 milhão de sírios entre uma população de cerca de 4 milhões de libaneses.

Mais de 6 ⁠milhões de sírios fugiram como refugiados após o início do conflito na Síria em 2011, com a maioria indo para Turquia, Líbano e Jordânia.

Crianças em áreas residenciais do Líbano estão sendo colocadas em perigo imediato pelos ataques aéreos israelenses, e sete crianças foram mortas e 38 ficaram feridas desde segunda-feira, informou a agência das Nações Unidas para a infância, Unicef.

"Cada nova escalada amplia o círculo de danos. Áreas residenciais, escolas e infraestruturas críticas estão sendo afetadas", declarou o porta-voz do Unicef Ricardo Pires.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações