O papa Leão 14 divulgou nesta quinta-feira um vídeo rezando para que Deus ajude os líderes mundiais a renunciarem à guerra como meio de resolver conflitos, em um apelo incomum, enquanto a campanha de bombardeios dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã continuava pelo sexto dia.
"Senhor, ilumine os líderes das nações, para que tenham a coragem de abandonar projetos de morte", disse o pontífice na mensagem em vídeo.
"Hoje elevamos nossa oração pela paz no mundo, pedindo que as nações renunciem às armas e escolham o caminho do diálogo e da diplomacia", disse ele.
Leão divulga uma mensagem em vídeo todos os meses para anunciar suas intenções de oração para aquele mês. A intenção do papa para março é "pelo desarmamento e pela paz".
Não ficou claro se o vídeo de quinta-feira foi criado especificamente para responder à campanha militar dos EUA e de Israel, que desencadeou uma guerra regional com ataques iranianos em Israel, no Golfo e no Iraque, e ataques israelenses no Líbano.
O Vaticano não respondeu imediatamente a uma pergunta sobre quando o vídeo foi gravado.
O principal diplomata do Vaticano alertou na quarta-feira que os ataques dos EUA e de Israel minaram o direito internacional e disse que as nações não têm o direito de lançar "guerras preventivas", uma crítica incomumente direta à campanha militar.
"Se os Estados fossem reconhecidos como tendo o direito à 'guerra preventiva'... o mundo inteiro poderia correr o risco de pegar fogo", disse o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, em entrevista à Vatican News.
Em seu vídeo, o papa pediu a Deus que ajude o mundo a compreender "que a verdadeira segurança não vem do controle alimentado pelo medo, mas da confiança, da justiça e da solidariedade entre os povos".