Papa pede política migratória comum na UE diante de 'egoísmo nacionalista'

4 dez 2021 - 11h47
(atualizado às 13h42)

No primeiro dia de sua viagem pela Grécia, o papa Francisco pediu neste sábado (4) uma política comum para combater a crise de migrantes na Europa e lamentou que o continente seja "dilacerado por egoísmos nacionalistas".

O Pontífice denunciou o fato de a "Europa persistir em procrastinar" diante da chegada de migrantes "em vez de ser um motor de solidariedade".

Publicidade

Jorge Bergoglio destacou o impacto desta crise na população grega e lembrou que a Grécia "recebeu em algumas de suas ilhas um número de irmãos e irmãs migrantes superior ao dos próprios habitantes".

No entanto, "a Comunidade Europeia, dilacerada pelo egoísmo nacionalista, em vez de ser o motor da solidariedade, parece por vezes bloqueada e descoordenada".

A declaração foi dada diante da presidente da República, Katerina Sakellaropoulou, e do primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, e perante políticos, representantes da sociedade civil e do corpo diplomático.

Na ocasião, Francisco ressaltou que a questão migratória abriu brechas "entre o sul e o norte" da Europa, como acontecia anteriormente, por motivos ideológicos, entre leste e ocidente.

Publicidade

"Desejo apelar mais uma vez a uma visão de conjunto, comunitária, face à questão migratória, e encorajar a ter atenção aos mais necessitados para que, segundo as possibilidades de cada um dos países, sejam acolhidos, protegidos, promovidos e integrados no pleno respeito dos seus direitos humanos e da sua dignidade", apelou.

O Papa defendeu uma "convivência pacífica", com aqueles que são obrigados a fugir da sua terra, à procura "de casa e esperança". "São os protagonistas de uma terrível odisseia moderna", insistiu.

Por fim, Jorge Bergoglio recordou o impacto da pandemia, classificada como "a grande adversidade", que fez redescobrir "os frágeis e necessitados dos outros".

"Mesmo neste país é um desafio que envolve intervenções adequadas por parte das autoridades. Estou a pensar na necessidade da campanha de vacinação - e não alguns sacrifícios aos cidadãos", disse.

Publicidade

Segundo o religioso, "em meio a tanto esforço, porém, emergiu um notável sentido de solidariedade".

Falando da Grécia como a "memória da Europa", Francisco citou o texto do juramento de Hipócrates para afirmar que a "vida é um direito", criticando o que denominou de "cultura do descarte", em particular relativamente aos mais velhos e às crianças por nascer.

A viagem do Papa acontece até a próxima segunda-feira (6), incluindo este domingo uma passagem pela ilha de Lesbos, onde Francisco deve visitar um campo de refugiados.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se