Papa Leão XIV retoma tradição de verão rompida por Francisco

Pontífice americano passará período de férias em Castel Gandolfo

17 jun 2025 - 08h43
(atualizado às 09h07)

O papa Leão XIV retomará a tradição interrompida por Francisco de passar um período de férias em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, durante o verão europeu.

Papa Leão XIV celebra audiência geral no Vaticano
Papa Leão XIV celebra audiência geral no Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo a Prefeitura da Casa Pontifícia, Robert Prevost transcorrerá duas semanas no palácio, situado a 30 quilômetros da capital italiana, entre os dias 6 e 20 de julho.

Publicidade

As chamadas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo são uma área extraterritorial da Santa Sé e foram usadas como destino de veraneio dos papas por mais de 300 anos, porém Francisco rompeu o costume e abriu o palácio ao público, transformando-o oficialmente em museu.

Em 12 anos de pontificado, Jorge Bergoglio nunca tirou férias no local e preferia repousar no próprio Vaticano durante o mês de julho.

Durante sua estadia nas Vilas Pontifícias, Leão XIV deve celebrar duas missas nos dias 13 e 20 de julho, seguidas de duas celebrações do Angelus.

As audiências privadas do pontífice americano ficarão suspensas no mês que vem, assim como as audiências gerais com fiéis, realizadas às quartas-feiras e que retornarão apenas em 30 de julho.

Publicidade

Leão XIV ainda deve voltar a Castel Gandolfo entre os dias 15 e 17 de agosto, período que corresponde ao principal feriado de verão na Itália e que celebra o dogma da Assunção de Maria.

O Papa já esteve nas Vilas Pontifícias em 29 de maio, para visitar o projeto "Borgo Laudato Si", um centro de formação instituído por Francisco para promover os princípios da primeira encíclica ambientalista da história da Igreja Católica.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações