Papa Leão XIV pede empenho de cristãos pela 'paz e justiça'

Pontífice clamou por 'diálogo' para encerrar conflito no Congo

18 jan 2026 - 11h51
(atualizado às 13h22)

O papa Leão XIV utilizou o Angelus deste domingo (18) para dizer aos cristãos que "se empenhem pela paz e pela justiça" no mundo. Ao mesmo tempo, ele voltou a clamar pelo fim do conflito armado na República Democrática do Congo (RDC) através do "diálogo".

Papa voltou a citar guerra civil no Congo em Angelus deste domingo
Papa voltou a citar guerra civil no Congo em Angelus deste domingo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Convido todas as comunidades católicas a fortalecerem suas orações pela plena e visível unidade de todos os cristãos. Nosso compromisso deve ser acompanhado, de forma consistente, com a paz e a justiça", afirmou Robert Prevost ao anunciar o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (Souc), que seguirá até 25 de janeiro.

Publicidade

Ao mencionar a "paz" e a "justiça", o pontífice voltou a apelar para o encerramento da longa guerra civil na República Democrática do Congo (RDC), que teve uma nova escalada no fim do ano passado com a ofensiva do Movimento 23 de Março (M23), grupo rebelde apoiado pela vizinha Ruanda.

"Hoje, quero recordar, em particular, as grandes dificuldades sofridas pela população do leste da República Democrática do Congo, forçada a fugir do seu país, principalmente em direção ao Burundi, devido à violência, enfrentando uma grave crise humanitária", afirmou o Papa no Angelus, pedindo que "o diálogo para a reconciliação e a paz prevaleça sempre entre as partes em conflito".

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se