Papa Leão XIV cancela Jornada Mundial das Crianças criada por Francisco

Evento para menores do mundo inteiro seria realizado em setembro

1 abr 2026 - 14h55
(atualizado às 15h03)

O Vaticano anunciou na última terça-feira (31) o cancelamento da segunda edição da Jornada Mundial das Crianças, que estava inicialmente programada para ocorrer em Roma, capital da Itália, entre os dias 25 e 27 de setembro.

Desenho feito por crianças para o papa Leão XIV
Desenho feito por crianças para o papa Leão XIV
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi tomada pelo "Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, após cuidadosa consideração e em concordância" com o papa Leão XIV, "seguindo o quirógrafo do Santo Padre relativo ao Dia Mundial da Criança".

Publicidade

Em nota oficial, o Dicastério vaticano "considerou oportuno cancelar a celebração", optando por uma experiência mais próxima das realidades dos menores.

"Todas as iniciativas voltadas para o cuidado pastoral das crianças poderão ser realizadas, a critério dos ordinários, no âmbito diocesano ou paroquial e com o envolvimento das famílias, lugar natural para o crescimento humano e espiritual de cada criança", enfatizou.

O texto ressalta ainda o compromisso com a promoção do "cuidado pastoral da família em todos os seus componentes".

O cancelamento da 2ª Jornada Mundial das Crianças - um momento de encontro, oração e festa que envolve crianças e famílias de todo o mundo - é anunciado após o Papa suprimir o comitê responsável pela organização do evento.

Publicidade

O grupo havia sido instituído pelo falecido papa Francisco em novembro de 2024 com a missão de cuidar da "animação eclesial e da organização pastoral" das chamadas "JMC". De acordo com dados oficiais, a primeira edição, realizada no mesmo ano, contou com a participação de aproximadamente 100 mil crianças de 101 nações. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se