Papa e presidente da Polônia debatem guerra e refugiados

Duda convidou Francisco para fazer uma visita formal ao país

1 abr 2022 - 12h40
(atualizado em 4/4/2022 às 15h13)

O papa Francisco recebeu o presidente da Polônia, Andrzej Duda, no Vaticano nesta sexta-feira (1º) e ambos debateram a guerra na Ucrânia e o acolhimento de refugiados do conflito, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

"As cordiais conversas na Secretaria de Estado foram dedicadas ao conflito em andamento na Ucrânia e a segurança e paz na Europa. Nesse contexto, eles focaram sobretudo na situação dos refugiados e dos deslocados ucranianos e na sua assistência humanitária", diz a nota.

Publicidade

Duda também se reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, após falar com Francisco. O mandatário polonês ainda confirmou que fez um convite formal para que o líder da Igreja Católica faça uma visita ao país.

"Eu disse ao Santo Padre que, como nós na Polônia temos quase dois milhões de cidadãos ucranianos, isso seria um encontro com as duas nações: a polonesa e a ucraniana", afirmou Duda aos jornalistas após o encontro.

O presidente polonês também informou o Pontífice sobre as conversas que teve com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e agradeceu o líder católico "pelas orações pela Polônia e pela Ucrânia e por todas as condenações à guerra".

A Polônia, até por conta de ter a maior fronteira com a Ucrânia, é o país que mais registrou a passagem de civis ucranianos desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, com mais de 2,3 milhões de entradas.

Publicidade

Além disso, o país já tinha mais de 1,5 milhão de ucranianos vivendo em seu território desde que as tensões entre Moscou e Kiev aumentaram, em novembro do ano passado. .

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se