Painel da OMS decide não declarar emergência internacional de Ebola

14 jun 2019 - 18h36
(atualizado às 18h42)

Um painel da Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu na sexta-feira não declarar emergência internacional diante do surto de Ebola no Congo, apesar de casos registrados também em Uganda nesta semana, e concluiu que a declaração poderia causar um dano econômico muito grande.

Agente de saúde vestindo trajes de proteção carregam caixão com mulher que morreu de ebola
28/03/2019
REUTERS/Baz Ratner
Agente de saúde vestindo trajes de proteção carregam caixão com mulher que morreu de ebola 28/03/2019 REUTERS/Baz Ratner
Foto: Reuters

A epidemia no Congo é a segunda pior da história, com 2.108 casos de Ebola e 1.411 mortes desde agosto do ano passado. Nesta semana, três casos da doença foram registrados em Uganda, todos em pessoas que haviam chegado do Congo. Duas delas morreram. 

Publicidade

Em nota, o painel de 13 especialistas médicos no Comitê de Emergência da OMS pediram que os países vizinhos "em risco" se preparem melhor para detectar e administrar casos importados da doença, "como fez Uganda". 

"Esta não é uma emergência global, é uma emergência na República Democrática do Congo, uma emergência severa e ela pode afetar os países vizinhos", disse o doutor Preben Aavitsland, diretor atuante do painel a jornalistas na agência da ONU, em Genebra. 

"A visão do Comitê é de que não há nada a ganhar ao se declarar uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC, na sigla em inglês), mas, potencialmente, há muito o que perder."

A declaração poderia criar restrições a viagens internacionais e ao comércio "que poderiam afetar a economia da República Democrática do Congo", disse Aavitsland. 

Publicidade

Alguns grupos médicos pediram que o comitê declarasse uma emergência o que levaria ao aumento de investimentos, recursos e medidas de saúde pública.

Lawrence Gostin, um professor de direito em saúde global na universidade de Georgetown, expressou decepção após o painel não declarar pela terceira vez uma emergência.

"A OMS foi criticada por atraso na declaração de uma PHEIC na África Ocidental. O fracasso dela no Congo vai afetar a legitimidade?", escreveu Gostin no Twitter.

Apenas quatro emergências foram declaradas na última década, incluindo a da pior epidemia de Ebola, que atingiu a África Ocidental entre 2014 e 2016. As outras foram a pandemia de gripe em 2009, polio em 2014 e Zika em 2016.

Ryan afirmou à Reuters nesta sexta-feira que não há sinal de transmissão local de Ebola em Uganda.

"Não temos evidências ainda...Mas não estamos livres de risco ainda", disse ele, acrescentando que o período de incubação do vírus é de até 21 dias.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações