Rússia se opõe a sanções "traumáticas" contra Irã

11 fev 2010 - 17h51
(atualizado às 18h00)

O Governo da Rússia disse nesta quinta-feira que se opõe terminantemente à adoção de sanções "traumáticas" contra a economia do Irã. "Falar de sanções agora, ainda mais de uma votação no Conselho de Segurança da ONU, é prematuro. A Rússia considera inaceitável tal postura", declarou uma fonte diplomática à agência Interfax.

A fonte ressaltou que, caso as sanções sejam aprovadas por Estados Unidos e União Europeia (UE), deveriam se concentrar exclusivamente no programa nuclear iraniano, sem se estender ao resto da indústria e da economia do Irã.

Além disso, destacou que "ainda não há consenso" sobre a aprovação de sanções contra Teerã na ONU dentro do chamado 'grupo dos seis', formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, China, Rússia, Reino Unido e França) mais a Alemanha.

A Chancelaria russa demonstrou nesta semana estar "decepcionada" com a decisão do Irã de começar a enriquecer urânio em seu território em vez de fazê-lo no exterior, como foi proposto pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A Rússia está convencida de que esse plano "teria representado um passo significativo para a recuperação da confiança no fim exclusivamente pacífico do programa nuclear iraniano".

Segundo a iniciativa da AIEA, a Rússia enriqueceria o urânio iraniano e o enviaria à França, onde seria transformado em barras.

A estimativa é de que o Irã armazena 1.500 quilos de urânio enriquecido na usina de Natanz, na região central do país, dos quais teria que entregar 1.200 quilos.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações